Marco Chagas dá nome a rotunda em Pontével
A cerimónia de inauguração da rotunda com o monumento em homenagem ao ciclista pontevelense decorreu este sábado. O monumento foi uma oferta da empresa Carlos Rebelo.
Dia de grandes emoções, este sábado 6 de setembro, em Pontével, com a cerimónia de inauguração da rotunda com o monumento em homenagem a Marco Chagas. O presidente da Câmara Municipal do Cartaxo sublinha que “fica aqui perpetuada a memória do homem, do campeão”. João Heitor, destaca Marco Chagas como “uma referência ímpar na nossa história do desporto”.
A Junta de Freguesia de Pontével atribui esta distinção, um momento simbólico em que “celebramos não só uma carreira de excelência, mas igualmente os valores do esforço, perseverança e dedicação do nosso conterrâneo”.
Jorge Pisca admite que não quis terminar o mandato sem ver esta homenagem ao Marco Chagas concretizada e diz que não é por ser ano de eleições. O presidente da Junta de Freguesia de Pontével não é candidato nas próximas eleições autárquicas.
Marco Chagas homenageado com a designação toponímica do nome do ciclista à rotunda norte, na N365-2, em Pontével.
O Município do Cartaxo aprovou por unanimidade, na reunião do executivo de 17 de abril, a designação toponímica do nome do ciclista pontevelense Marco Chagas à rotunda norte, na N365-2, em Pontével, por indicação da Junta de Freguesia de Pontével.
O vice-presidente da Câmara Municipal informou que esta atribuição foi aprovada também por unanimidade na comissão de toponímia, trata-se de uma situação invulgar, “mas ainda bem que o fazemos em vida, o reconhecimento do Marco Chagas e do seu percurso”, sublinhou Pedro Reis.
Com uma vida dedicada ao ciclismo e repleta de vitórias, Marco Chagas conquista mais de 70 títulos, nasceu em 1956, em Pontével, teve uma carreira de ciclista fulgurante na década de 80, do século XX. Venceu quatro edições da Volta a Portugal e vestiu a camisola amarela 40 vezes. Foi, incontestavelmente, o melhor ciclista da sua época, dominando o panorama da modalidade nos anos oitenta, dando cartas também no estrangeiro, com duas presenças no ‘Tour’.










