A Festa de Nossa Senhora do Desterro

Opinião de Zelinda Pego

O Largo do Rio da Fonte prepara-se para receber a Festa em Honra de Nª Srª do Desterro, com início no princípio de Setembro; são 5 dias de Festa; a maior, a mais visitada e talvez a mais antiga festa religiosa e popular das freguesias do Concelho do Cartaxo.

Era a antiga Festa do Espírito Santo; desconhece-se a data do início dos primeiros festejos, mas a comparar com as festas do Espírito Santo de Alenquer que ainda hoje se realizam, criadas pela Rainha Santa Isabel nos séc. Xlll/XlV, e tendo em conta que foi a Rainha Santa que introduziu no continente o culto do Espírito Santo, aventa-se a hipótese das Festas do Espírito Santo de Pontével terem tido a mesma origem. Pontével era passagem obrigatória da Rainha, quando se deslocava de Almoster para Alenquer. O legado de 150 libras de Bartolomeu Joanne para a construção duma ponte sobre o rio de Pontével, que era caminho público entre Cartaxo e Aveiras, mostra bem as constantes passagens da Rainha por Pontével.

As Festas eram organizadas pela Confraria do Espírito Santo, que era rica, possuía muitos bens e manadas de gado. Além dos ritos religiosos, realizava-se também uma espécie de tourada, nuns terrenos situados por detrás da Capela, hoje pertencentes à família Duarte, e que são denominados o “Curro”, conforme documentação existente; depois matavam uma vaca e distribuíam a carne pela
população pobre; este acto insere-se na conduta da Rainha Santa – doação aos pobres. É de salientar que a pomba, símbolo do Espírito Santo, ainda hoje permanece no portal da porta da fachada principal da Capela.

Uma Lenda, e a existência de um quadro representando a fuga da Srª para o Egipto, ou seja, “O Desterro da Srª”, deu origem à criação da Irmandade de Nª Srª do Desterro por volta de 1873, em honra de quem se faz hoje a Festa.

Majestosa Procissão percorrendo as principais ruas da Vila, Animação Musical, Folclore e Cânticos Alentejanos, Restauração com apetitosos pratos regionais, a tradicional Queima do Pinheiro, cuja origem se desconhece, corrida de Carrinhos de Rolamentos, Picaria, e o já conceituado Fogo de Artifício, não esquecendo a Quermesse, são as principais atracções dos Cinco Dias de Festa na Vila de Pontével, em Honra de Nª Srª do Desterro.

*A autora não adopta o acordo ortográfico vigente.

Pode gostar também

Comentários estão fechados.