A nova Economia doméstica (ou da partilha)

Opinião de Rafael Teixeira

Venho falar na Economia que desponta, um pouco por todo o lado, e que é baseada nas trocas directas entre pessoas. Troca de bens e serviços.
De uma forma simples, segura e transparente, usando tecnologia para os produzir, comercializar e distribuir. Um género de retorno ao básico. Uma economia primária, mas moderna.
Os exemplos abundam; dos AirBnb (https://www.airbnb.com), aos Uber (https://www.uber.com/) e BlaBlacar (http://www.blablacar.pt) aos Etsy, a facilidade, as ferramentas e o mercado global ao alcance de grande parte da população, em breve voltaremos às trocas peer-to-peer (sem intermediários pelo meio).
Pelo menos é o que a Comissão Europeia acha, de acordo com um estudo recente.
A necessidade de poupança, a taxação na energia e os impactos ambientais fazem com que, por exemplo, 50 por cento dos europeus considerem que o produto “carro” seja consumido de uma forma partilhada. Como um serviço.

E a realidade, pelo menos nos centros mais populosos, com mercados maiores e mais diversificados, está aí para quem quiser ver.

Uma nova geração habituada a novas ferramentas e conceitos, uma maior sensibilidade ecológica pela população em geral e a real necessidade de produzir algo que alguém queira, “metem a lebre ao caminho”, proporcionando, quiçá, uma mudança no paradigma do taylorismo na organização do trabalho, da consequente produção de riqueza e da sua distribuição.
A bem de todos.
Referências:
AirBnb – https://www.airbnb.com
Uber – https://www.uber.com
BlaBlacar http://www.blablacar.pt
Etsy – https://www.etsy.com/

The Sharing Economy – Accessibility Based Business Models for Peer-to-Peer Markets – http://ec.europa.eu/enterprise/policies/innovation/policy/business-innovation-observatory/files/case-studies/12-she-accessibility-based-business-models-for-peer-to-peer-markets_en.pdf

La voiture,transport en commun du futur – http://observatoirecetelem.com/lobservatoire-cetelem-de-lautomobile/la-voiture-transport-en-commun-du-futur/esprit-de-synthese/

Pode gostar também

Comentários estão fechados.