“Acreditamos no futuro de Valada e queremos lutar por ele”

Entrevista do Jornal de Cá a Nazaré Fabiano, candidata do PSD à freguesia de Valada, nas eleições autárquicas de 2021, com data marcada para 26 de setembro.

Como vê a freguesia de Valada na atualidade?
Olho para a minha freguesia como um território riquíssimo, com imenso potencial mas inúmeros desafios que, não tendo até à data sido ultrapassados, põem em causa o seu futuro.

Nos últimos 10 anos, Valada perdeu quase 17 por cento dos seus habitantes. A esta quebra populacional acentuada junta-se um decréscimo assustador da dinâmica social e associativa da freguesia.

A falta de apoios para estancar a redução de serviços e os constrangimentos urbanísticos que se perpetuam sem solução à vista, deram origem a um círculo vicioso que, cada vez mais, torna-se difícil de quebrar. 

Em menos de uma década perdemos a farmácia, o jardim de infância, a escola primária, o talho, a padaria, o posto de turismo, temos dificuldade de acesso à internet… O retardar das soluções urgentes que o nosso território necessita estão a condicionar de forma quase irreversível o futuro da nossa terra.

Ler
1 De 36

Se por um lado falta ultrapassar os constrangimentos urbanísticos que são o principal travão ao desenvolvimento do nosso território, por outro têm faltado medidas que permitam, no imediato, estancar a perda de população na nossa freguesia.

Muita da esperança que ainda hoje existe reside não em políticas municipais, mas na chegada de investidores da área do turismo rural, com ideias dinamizadoras que prometem mexer com a nossa freguesia. É preciso dar condições a estes projetos que pretendem impulsionar a economia local e que nos podem devolver alguns dos serviços que se perderam.

Importa ter presente que Valada não se pode tornar apenas num local de visita, e é aí que carece uma maior proatividade e pensamento estratégico por parte de quem lidera a Junta e o Município. Temos condições e acessibilidades que nos tornam um local de excelência para viver e trabalhar com qualidade de vida, com o aproveitamento dos nossos campos férteis mas não só.

Quais as suas prioridades para a freguesia de Valada?
As nossas prioridades começam, sem dúvida, pela conclusão da revisão do Plano Diretor Municipal (PDM), de forma a desbloquear impedimentos na área da construção/ reconstrução civil com aproveitamento de prédios existentes que não estariam destinados à habitação. Há muito que o estatuto de reserva ecológica por motivos de inundação deixou de fazer sentido na freguesia de Valada.

Em cooperação com a comunidade e contando obviamente também com o compromisso do Município, queremos de forma urgente encontrar uma alternativa viável para o tráfego de camiões e máquinas agrícolas fora das povoações. Compreendemos que para a atividade agrícola é vital a circulação destes veículos mas consideramos ser possível através da melhoria dos caminhos municipais encontrar trajetos alternativos que permitam reduzir os impactos junto das populações.

Pretendemos também dar nova vida aos equipamentos e espaços públicos que atualmente se encontram em abandono e fazem parte da nossa história, exemplo disso é o edifício da escola primária de Valada que se está a degradar de forma acentuada.

Precisamos de reforçar laços com a população residente e apostar no desenvolvimento de uma agenda cultural e associativa mais dinâmica, reduzindo também os efeitos do isolamento a que a nossa população sénior está mais sujeita. Para este trabalho é fundamental uma equipa com energia e motivação que encontro nos pares que comigo me acompanham neste projeto.

Em articulação com o município queremos manter e conservar os diques, sinalizando para o imediato os rombos existentes. Seremos sempre um parceiro de excelência no apoio a iniciativas de atividades relacionadas com o turismo rural explorando o que de melhor temos, desde que tal se verifique também obviamente benéfico para a nossa terra e as suas gentes.

Finalmente queremos reunir com as operadoras para melhorar a cobertura de telecomunicações no nosso território no sentido de o dotar de melhores condições para aqueles que aqui se pretendem instalar, tendo por base a proximidade que temos à capital e as acessibilidades que aqui se apresentam.

O que ambiciona para a freguesia de Valada?
Sinto uma enorme motivação em trabalhar com a minha equipa para unir a nossa população, em lutar pela valorização da nossa terra e do bem comum que nos une, a paixão por Valada e pela sua identidade cada vez mais esquecida.

O que é que Valada tem a ganhar com a sua eleição?
A Nazaré Fabiano é uma pessoa que “arregaça as mangas e procurar fazer acontecer”. Tenho comigo pessoas motivadas e com provas dadas a nível profissional e associativo, e estamos profundamente empenhados em fazer a diferença na vida das pessoas.

Sinto que temos uma equipa com conhecimento da freguesia de Valada, capaz de implementar uma maior dinâmica e concretizar mais trabalho para ultrapassar os desafios que não podem continuar a ser adiados. Acreditamos no futuro da nossa freguesia e queremos lutar por ele.

Se ganhar estas eleições assumirei esta responsabilidade, que será sem dúvida a maior da minha vida, com enorme alegria por poder servir as minhas gentes. Caso tenha esta oportunidade de mostrar o meu valor, tudo farei para com trabalho, dedicação e empenho, devolver a vida que a nossa freguesia tanto necessita.

* Freguesia de Valada
A freguesia de Valada possui uma área de 42,17 km2, tem cerca de 800 habitantes e uma densidade populacional de 19,5 hab/km2.

Isuvol
Pode gostar também