“Acredito no trabalho de equipa e estou motivado para fazer bem a Vale da Pedra”

Jornal de Cá entrevista José Belo, atual presidente da Junta de Freguesia de Vale da Pedra e recandidato ao cargo nas eleições autárquicas de 2021, que se realizam a 26 de setembro.


Como vê a freguesia de Vale da pedra na atualidade?
A freguesia de Vale da Pedra é uma freguesia de pessoas honestas, bastante trabalhadoras que ao longo dos anos têm acolhido e integrado bastante bem todos aqueles que nos escolhem para residir e para investir. Somos uma freguesia segura, com boas acessibilidades, com destaque para a ligação que temos à capital do país por via do comboio. Vale da Pedra tem hoje uma extraordinária dinâmica ao nível educativo, sendo uma das freguesias do concelho do Cartaxo com maior número de alunos na escola de 1º ciclo e, ao nível do jardim de infância, vamos abrir neste ano letivo a terceira sala de pré-escolar.

Ao nível dos serviços sociais, dos serviços de apoio às famílias, Vale da Pedra conta com o excelente trabalho desenvolvido pela Associação Comunitária de Vale da Pedra (ACVP), que conta com as valências de berçário, de creche e ATL. Mantemos, ainda, na nossa freguesia uma das poucas extensões de saúde descentralizadas no nosso concelho.

Vale da Pedra, a zona do Setil, têm um forte potencial turístico, com vários operadores a desenvolver valiosos projetos nesta área, nomeadamente na Quinta das Malhadas, na Quinta do Gaio de Baixo, na Quinta do Gaio de Cima ou, entre outros, o projeto de enoturismo desenvolvido pela DIVINE. Ao nível do ambiente, cientes do trabalho árduo que ainda temos pela frente, demos um passo de gigante nestes últimos quatro anos, com a construção da ETAR de Valada. Este equipamento que serve a nossa população irá permitir resolver o tratamento dos nossos esgotos e darmos um decisivo contributo para a despoluição das nossas linhas de água, nomeadamente, da Vala Real.

Destaco, também, a forte dinâmica ao nível do associativismo cultural e recreativo, fundamentais para o desenvolvimento social dos nossos fregueses. O esforço e a dedicação dos dirigentes das nossas associações em manter vivas as nossas coletividades tem sido extraordinário e desempenham um papel fundamental na promoção dos tempos livres dos mais e menos jovens e na promoção das tradições da nossa terra.

Quais as suas prioridades para a freguesia de Vale da Pedra?
As nossas prioridades passam pela requalificação da extensão de saúde; pela requalificação e implementação de medidas de reforço da segurança na Rua 25 de Abril, com a criação de zonas pedonais e com a criação de estacionamento ordenado na zona central da povoação; pela criação do posto de atendimento ao cidadão; pela transferência do posto de correios para o piso térreo da sede da Junta; pela melhoria do acesso aos serviços da junta de freguesia para com pessoas com deficiência motora ou mobilidade reduzida; pela conclusão do projeto da zona de lazer junto ao Centro Social e junto à Igreja, com a instalação de um novo parque infantil e equipamentos desportivos para todas as idades; prioridade à despoluição da Vala Real, procurando mobilizar as Câmaras Municipais de Rio Maior, Azambuja, Cartaxo e Santarém para exigir ao Ministério do Ambiente esta urgente tarefa de defesa ambiental; reforço do número de contentores e ecopontos, a par, do aumento da periodicidade da recolha e reivindicar junto da Cartágua o alargamento da rede de esgotos para as zonas da freguesia que ainda não estão servidas. Por fim, acompanhar o município na reivindicação da necessidade urgente para a aprovação do PDM que a Câmara Municipal entregou em 2017 na CCDR-LVT.

Ler
1 De 30

O que ambiciona para Vale da Pedra?
Uma freguesia que seja referência em qualidade de vida, com sustentabilidade ambiental, que tenha capacidade para que os filhos da nossa terra tenham aqui oportunidades para realizarem os seus sonhos e os sonhos das suas famílias. Uma freguesia que continue a ser segura para quem aqui vive, solidária para com quem mais precisa, atrativa para quem aqui investe, estimulante para quem nos visita e com capacidade para acolher bem quem aqui estuda.

O que é que Vale da Pedra tem a ganhar com a sua eleição?
Nasci em Vale da Pedra há 68 anos. Esta é a minha terra. É aqui que vivo, foi aqui que criei os meus filhos. É aqui que ajudo a criar a minha neta. É aqui que tenho a minha família e os meus amigos. Desde sempre estive e estou ligado ao associativismo. É o amor à minha terra e o futuro desta que me trouxe para esta missão de serviço público. Continuo disponível com uma equipa de pessoas extraordinárias para dedicarmos o melhor de nós a Vale da Pedra. A experiência profissional e política que acumulei ao longo da minha vida julgo ser o melhor que tenho para oferecer a cada uma das pessoas da nossa freguesia. Na minha vida as pessoas estiveram sempre no centro daquilo que fiz. Acredito no trabalho de equipa e estou motivado para fazer bem a Vale da Pedra. 

*Freguesia de Vale da Pedra
A população residente da Freguesia de Vale da Pedra é composta por cerca de 1 800 habitantes, dispersos numa área total de 14,5 km2, tendo uma densidade populacional de 124,5 hab/km2.

Pode gostar também