Agrupamento CNE 1120 celebra 25 anos de escutismo no Cartaxo
A cerimónia das passagens aconteceu no dia 15 de outubro, junto ao coreto, no centro da cidade
O Agrupamento de Escuteiros do CNE 1120, do Cartaxo, está a celebrar 25 anos de escutismo no concelho do Cartaxo. Para o Agrupamento, “são 25 anos de serviço à comunidade a educar para o futuro as crianças e jovens deste concelho seguindo os ideais escutistas”.
A abertura oficial do ano escutista com a cerimónia das passagens, este ano, realizou-se, no dia 15 de outubro, junto ao coreto, no centro da cidade.
Esta cerimónia, é o momento em que os novos escuteiros são integrados no Agrupamento, e marca a passagem de uma seção para a outra, depois de o escuteiro ter efetuado e atingido o seu progresso individual na seção onde está e reunir as condições que lhe permitem transitar de seção.
Carlos Gomes, conta-nos que os noviços de cada seção (escuteiros que vão passar de seção) efetuaram um percurso com obstáculos que neste ano de festa simboliza não só a travessia dos últimos 25 anos e a passagem para o futuro como também os obstáculos que tiveram que tiveram que transpor para chegar à seção seguinte, que os recebe e ajuda no seu crescimento.
Este é “um momento muito importante na vida de cada escuteiro e do Agrupamento já que é aqui que todo o Agrupamento, pais e amigos tomam conhecimento da sua evolução e do crescimento enquanto escuteiros e cristãos no caminho para o ‘Homem Novo’”, refere Carlos Gomes.