Alunos da Secundária do Cartaxo apresentam propostas para o concelho

O palco do Centro Cultural do Cartaxo foi ontem ocupado por dezenas de jovens alunos do 10º e do 11º ano de escolaridade da Escola Secundária do Cartaxo, que ali apresentaram as suas reflexões, o seu estudo e as suas propostas para o concelho.

O encontro decorreu esta quarta-feira, 19 de maio, no âmbito do Projeto “Nós Propomos!”, projeto nacional no âmbito da disciplina de Geografia que mobiliza escolas de todo o país e que tem por finalidade promover uma efetiva cidadania territorial local.

Acompanhados pelos seus professores, os jovens apresentaram os projetos aos eleitos locais em áreas como o urbanismo, o desporto e a qualidade de vida no concelho. Presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, assim como o vice-presidente, o vereador responsável pelo pelouro de urbanismo e também pelo pelouro do desporto, e um representante da Assembleia Municipal do Cartaxo, acompanharam as apresentações, tendo debatido as propostas com os alunos. A acompanhar os trabalhos esteve também o diretor do Agrupamento de Escolas Marcelino Mesquita do Cartaxo.

O projeto “Nós Propomos!”- Cidadania e Inovação na Educação Geográfica dirige-se a alunos e professores de Geografia do Ensino Secundário do 11º ano ou de outros níveis e graus de ensino, e encontra-se difundido por seis outros países.

É um projeto que “mobiliza o Estudo de Caso para a identificação de problemas locais e a apresentação de propostas de resolução pelos alunos” que, simultaneamente, “pretende promover a parceria entre diferentes parceiros (universidade, escolas, autarquias, empresas e associações), entre os quais se tentam estabelecer protocolos de cooperação”.

Pode gostar também