Alunos do Cartaxo embelezam jardins da escola

Já aqui lhe falámos nos projetos que quatro turmas da Escola Básica Marcelino Mesquita do Cartaxo têm andado a desenvolver com orientação da professora Ana Isabel Vieira, na disciplina Oficina do Conhecimento, para proporcionar melhores condições ao espaço exterior da escola, como a colocação de toldos, que os protejam do sol e da chuva, e de mais ecopontos que os incentivem a reciclar mais.

Com estes dois projetos encaminhados, depois de o município do Cartaxo prometer ajudar na sua concretização, a professora decidiu envolver os alunos numa outra tarefa que também já estava prevista: arranjar os espaços verdes da escola, “que estavam todos desprezados”. De acordo com a professora Ana Isabel Vieira, os alunos começaram já a arrancar as ervas dos jardins da escola, para depois replantarem o espaço, com plantas que exijam pouca manutenção.

No final do ano, a professora conta poder mostrar o trabalho dos alunos, realizado ao longo deste ano letivo, à comunidade. Até lá, quer ver pelo menos um toldo montado, os ecopontos e os jardins arranjados, com uma escultura feita pelos alunos da disciplina Oficina do Conhecimento (duas turmas do 7º e duas do 8º ano).

Da parte dos alunos a professora tem visto um grande empenho e vontade de criar um melhor ambiente nos espaços exteriores onde gostam de passar os tempos de recreio. O Jornal de Cá testemunhou isso mesmo quando foi falar com alguns destes alunos, em novembro, e os viu muito empenhados e organizados no desenvolvimento das várias tarefas a realizar para concretizar os objetivos traçados. Dos mais pequenos aos mais velhos, é grande o entusiasmo destes alunos em ajudar a proporcionar melhores condições no recreio da escola, conscientes de que o trabalho realizado servirá para eles e para os que hão de vir a frequentar a escola. Se tudo correr como a professora Ana Isabel Vieira conta, projetos como estes vão continuar a envolver os alunos, tendo sempre em vista um melhor ambiente.

Isuvol
Pode gostar também