A Escola Secundária do Cartaxo dá espaço à exposição “Rostos Portugueses na ONU, 75 anos, 75 imagens”, com trabalhos realizados por alunos do 3ºciclo e do secundário do Agrupamento de Escolas Marcelino Mesquita, inaugurada na passada segunda-feira, 14 de dezembro.
Este projeto, que consiste num concurso escolar de expressão plástica promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGESTE), envolveu 10 turmas do agrupamento – cerca de 250 alunos – que criaram imagens originais dos rostos de quatro portugueses: António Guterres, Diogo Freitas do Amaral, Jorge Sampaio e Maria de Lourdes Pintasilgo.
O ensino secundário da área de artes visuais envolveu-se neste concurso com as turmas do 10º aos 12º anos com a colaboração do professor António Pedro e da professora Fátima Vaz Pereira, já no terceiro ciclo participaram duas turmas de sétimo ano e outras duas de oitavo ano, a cargo da professora Ana Isabel Vieira.
Estes professores decidiram colocar este desafio aos alunos e garantem que o resultado foi muito positivo. Para além de desenvolverem a sua cultura geral, através dos conhecimentos que adquiriram sobre esta organização e estas quatro personalidades, a professora Ana Vieira refere que “são estes projetos que acabam por motivar os alunos para as artes e estimular todos aqueles que pretendem seguir o secundário nesta área”.
Do Cartaxo foram selecionados dois trabalhos que seguiram para Lisboa para participar no concurso a nível nacional. No dia 18 de dezembro vão ser anunciados os vencedores que vão ter os seus projetos reproduzidos em selos para posterior divulgação na comunidade.
O Agrupamento de Escolas Marcelino Mesquita decidiu atribuir ainda seis menções honrosas, três para o terceiro ciclo e outras três para o ensino secundário. Ana Vieira revela que “havia trabalhos muito interessantes que tinham de ser reconhecidos, ainda que nem todos se adaptassem a certas características do concurso, pois estes alunos utilizaram diversos materiais e técnicas que para serem impressas em selo não seriam as melhores, devido aos pormenores.”
Beatriz Cardoso, 16 anos, foi uma das vencedoras das menções honrosas, frequenta o curso de técnica de ação educativa e é aluna da professora Ana Vieira. Ainda que não seja da área de artes visuais, Beatriz confessa que “já que tinha de fazer este trabalho, decidi participar neste projeto que me levou também a conhecer a ONU, uma organização que eu não sabia o que era”.
Para além de assinalar o 75º aniversário da Organização das Nações Unidas (ONU), este concurso tem como objetivo homenagear os rostos portugueses mais relevantes na ONU e relembrar o papel importante que desempenharam, e continuam a ter, nas decisões sobre questões importantes como a paz e a segurança no mundo.
Esta exposição pode ser visitada por toda a comunidade até ao dia 14 de janeiro de 2021, no átrio da sala de professores, na Escola Secundária do Cartaxo.