Já foi entregue todo o material informático necessário aos dois agrupamentos escolares do concelho, para que os alunos do 1º, 2º, 3º ciclos e ensino secundário possam acompanhar as aulas e fazer todos os trabalhos necessários a partir de casa, informa a Câmara Municipal do Cartaxo.
A entrega de computadores portáteis, routers, cartões com acesso à internet e autos de empréstimo aconteceu na passada segunda feira, 25 de maio, tendo sido cedidos aos alunos pelos agrupamentos escolares, que promoveram a entrega por ciclos, em estreita articulação com os encarregados de educação.
Os agrupamentos de escolas sinalizaram os alunos que tinham esta necessidade e não dispunham de condições financeiras para a ultrapassar, levando à aquisição, por parte do Município, de 295 computadores portáteis, 138 routers 4G, internet com 75GB de tráfego mensal para 3 meses e pastas para acondicionamento dos equipamentos, num investimento que ultrapassa os 80 mil euros.
“Uma medida de apoio social urgente neste período de calamidade que vivemos, em que, em pouco tempo, a escola se viu forçada a adquirir novas formas, para não deixar de fora nenhum aluno”, explica o presidente da Câmara Municipal, Pedro Ribeiro.
De acordo com a nota informativa chegada à redação do Jornal de Cá, “a autarquia garantirá todo o apoio técnico necessário a estas famílias, assim como o apoio pedagógico, que tem vindo a ser assegurado neste período de aulas à distância pela Equipa Multidisciplinar de Intervenção Comunitária da Área de Educação e Juventude”.
Em parceria com os agrupamentos escolares, a Câmara Municipal desenvolveu o projeto Levar a escola até casa, “para apoiar os alunos que não dispõem de meios para comunicar com a escola e com a comunidade docente e assim minimizar a dificuldade de acesso a recursos pedagógicos”.
“Cumprindo as condições de segurança recomendadas pelas autoridades de saúde, todas as semanas, duas assistentes operacionais da área de Educação e Juventude, fazem a distribuição de materiais pedagógicos e a distribuição de trabalhos de casa, casa a casa, apoiando assim 125 alunos”, informa Pedro Ribeiro.