Alunos e docentes do Cartaxo na Bulgária
Alunos e docentes do Agrupamento Marcelino Mesquita do Cartaxo participam em mais uma mobilidade do projeto Erasmus+, desta vez na Bulgária. "Esta semana em Dobrich foi, mais uma vez, uma celebração do que significa ser europeu – aprender, partilhar e agir juntos e por um mundo melhor".
A segunda mobilidade do projeto Erasmus+ “We ,Young European Eco- Citizens” aconteceu na passada semana, em Dobrich, na Bulgária. 13 alunos e 4 docentes do Agrupamento Marcelino Mesquita do Cartaxo, a coordenadora do Programa Erasmus, Carla Simões, a coordenadora do EFP, Cristina Rodrigues e as docentes Eugénia Ricardo e Nadine Jeremias, reencontram-se com mais 37 alunos e 18 professores, da França, Eslovénia e Bulgária, para mais uma intensa experiência de aprendizagem e intercâmbio cultural. Ao longo de cinco dias, os participantes aprofundaram o seu compromisso com a sustentabilidade e as artes – pilares essenciais deste projeto europeu.
O programa mais uma vez incluiu workshops de dança, música e fotografia, dinamizados por artistas, que preparam os alunos para um espetáculo final multidisciplinar e de um filme/documentário ambiental, a ser apresentado na mobilidade final em Perpignan (França), com o objetivo de sensibilizar a comunidade para a preservação dos recursos naturais e a urgência de uma mudança de atitude face ao ambiente.
O projeto WYEEC, financiado pelo programa Erasmus+, “continua a dar provas de uma excelente cooperação internacional, promovendo a inclusão, o respeito pela diversidade e o desenvolvimento sustentável. A satisfação foi visível em todos os rostos: alunos, apesar do cansaço da longa viagem, voltaram entusiasmados com mais uma experiência transformadora, professores motivados ao verem o projeto ganhar forma e cumprir objetivos pedagógicos, e pais gratamente emocionados, que acolheram com alegria e orgulho a equipa no aeroporto, reconhecendo o valor humano e pedagógico desta aventura europeia.
A evolução dos alunos e suas competências transversais, linguísticas e artísticas são formalmente avaliadas em cada mobilidade, sendo que, em cada encontro cresce o espírito Erasmus+ entre os jovens, fortalecendo amizades, alargando horizontes e construindo pontes entre países. Esta semana em Dobrich foi, mais uma vez, uma celebração do que significa ser europeu – aprender, partilhar e agir juntos e por um mundo melhor”, consideram as coordenadoras.
a próxima mobilidade, com data e encontro marcado para outubro, em Gradec na Eslovénia