Folar da Páscoa alentejano

Uma receita de Betinha Amado, cake designer e recriadora de doçaria conventual

A quadra Pascal está à porta. Este folar dá um bocadinho de trabalho, mas acreditem que compensa! Fiz uma pequena alteração ao original, mas fica delicioso

Ingredientes
750 gr de farinha
250 gr de açúcar
25 gr de fermento de padeiro (fresco)
2 ovos (para a massa) + ovos (para decorar)
sumo de 1 laranja
75 gr de banha ou manteiga derretida (ou ambas)
120ml de leite
100 ml de água
1 colher (de café) de canela
1 colher (de café) de erva doce
1 pitada de sal

Confeção
1. Num alguidar (de preferência de barro) coloque a farinha, o açúcar 2 ovos, sumo de laranja, o leite, a canela, a erva doce e a banha derretida. Envolva bem.

2. Dissolva o fermento em 100ml de água morna, adicione uma pitada de sal. Faça um buraco no meio do preparado da farinha e adicione o preparado de fermento. Misture bem fazendo movimentos circulares de dentro para fora, de forma a ficar tudo bem envolvido. Tape com um plástico para a superficie da massa não secar e embrulhe bem numa manta de lã num local abrigado e sem correntes de ar. Deixe levedar durante 3 a 4 horas.

3. Divida a massa em quantidades iguais, consoante o numero de bolos que quer fazer. Molde os bolos redondos (se necessário adicione farinha para conseguir moldar melhor os bolos, sem que a massa se agarre tanto às suas mãos).

4. Coloque um ovo no centro do bolo, faça duas tiras de massa em forma de cruz, para que prenda o ovo. Se pretender poderá pôr ovinhos de codorniz cozidos e enfeitar com fios de ovos.

Mais artigos
1 De 45

5. Leve ao forno quente a 150º até estar cozido (+/- 30 minutos). Deixe arrefercer e delicie-se.

*Uma receita da Cake Designer Betinha Amado

Pode gostar também

Comentários estão fechados.