Ervilhas com ovos escalfados

Por Madalena Dias
Em Portugal encontramos a referência a ervilhas já em 1465-1536 e em 1680. Na época medieval encontramos várias citações, que confirmam a sua presença num manuscrito do século XVII.

É fácil encontrar várias receitas a partir do século XIX e algumas que se fixaram no receituário regional português.

As ervilhas são um alimento rico em fibras, vitaminas A, B, C, E e K, zinco, magnésio, ferro, potássio e cálcio o que faz com que o alimento seja ótimo para o funcionamento do sistema nervoso, para a imunidade e a saúde dos olhos e da pele.

Ervilhas com ovos escalfados

Ingredientes: três cebolas médias, quatro dentes de alhos, um chouriço, 0,5 dl de azeite, uma folha de louro, quatro tomates médios maduros (pelados e sem sementes), 50 ml de vinho branco de boa qualidade, 650 ml de caldo de aves, 500 gramas de ervilhas (escaldadas em água e sal), quatroovos, sal q.b., pimenta q.b., hortelã fresca a gosto.

Modo de preparação: Descasque a cebola e os alhos e pique finamente. Corte o chouriço em rodelas.

Ler
1 De 38

Coloque uma panela com água e sal em lume forte e, assim que ferver, deite as ervilhas, espere dois minutos, retire-as da água quente e arrefeça-as em água fria corrente (utilize por exemplo um passador ou um escorredor).

Leve um tacho largo ao lume com azeite. Assim que aquecer, junte a cebola, os alhos, a folha de louro e deixe refogar em lume brando até a cebola ficar macia.

De seguida adicione as rodelas de chouriço, o tomate e deixe cozinhar durante mais cinco minutos, mexendo de vez em quando. Refresque com o vinho branco e deixe ferver até evaporar o álcool.

Adicione as ervilhas escorridas que previamente escaldou em água e sal. Tempere de sal e pimenta, adicione o caldo bem quente e cerca de quatro a seis folhas de hortelã. Deixe cozer por mais sete minutos. As ervilhas devem ficar macias e bem verdes.

Abra quatro cavidades, coloque um ovo aberto em cada uma, tape e deixe cozinhar até os ovos ficarem escalfados (cerca de quatro minutos). Retire o tacho do lume e sirva decorado com hortelã.

Pode gostar também