Os Bombeiros Municipais do Cartaxo promovem, no âmbito do seu 80.º aniversário, uma ação de Masstraining em Suporte Básico de Vida (SBV), que tem por objetivo sensibilizar a comunidade para a perceção de que cada pessoa representa um elo no conceito de cadeia de sobrevivência.
Ter mais de dez anos de idade é a única condição para participar nesta ação, agendada para a manhã do próximo dia 14 de maio, sábado, em Pontével.
A participação é gratuita e inclui uma breve iniciação teórica ao SBV, à qual se seguirão exercícios práticos.
A formação teórica terá lugar no Auditório Luís Eugénio Filipe, da Sociedade Filarmónica Incrível Pontevelense; os exercícios práticos terão lugar no Campo das Marotas, do Grupo Desportivo de Pontével, com a presença de vários formadores.
O SBV é um conjunto de procedimentos e metodologias padronizadas, que tem como objetivo reconhecer as situações de perigo de vida iminente, saber como e quando pedir ajuda e saber iniciar de imediato, sem recurso a qualquer utensílio, manobras que contribuam para a preservação da ventilação e da circulação da vítima, de modo a mantê-la estável até à chegada do socorro.
Esta ação arranca pelas 9h; para as 9h30 está agendada a Introdução teórica “O que é o Suporte Básico de Vida?”; às 10h30 há demonstração e exercícios práticos. A entrega dos certificados está marcada para as 12h.
As inscrições estão limitadas a 300 participantes, e podem ser feitas em www.pontevelsbv.ml ou presencialmente, nos Bombeiros Municipais do Cartaxo, Associação Humanitária de Pontével e Junta de Freguesia de Pontével.