A Câmara Municipal do Cartaxo está a executar obras de manutenção e criação de novos espaços nas escolas de ensino básico do concelho, orçadas em 21 mil euros. Para além das obras nas básicas, também, o jardim-de-infância de Vale da Pedra e a EB1 da Ereira, vão ter intervenções durante o verão.
Estes 21 mil euros estão a ser aplicados em obras de manutenção, reconversão e valorização dos espaços interiores e exteriores.
O objetivo é, segundo Pedro Ribeiro, presidente da Câmara Municipal, que o próximo ano letivo “comece com maior segurança para crianças e profissionais que trabalham nas escolas”.
Para além destas obras, cujo investimento é da responsabilidade da Câmara, também as juntas de freguesia “terão verbas disponíveis para intervenções em escolas e jardins-de-infância”, perfazendo cerca de 131 mil e 500 euros, destinados a pequenas reparações e para manter e cuidar dos espaços envolventes aos estabelecimentos de ensino básico e pré-escolar.
A EB1 N.1 de Vila Chã de Ourique está a receber obras de valorização do espaço exterior da escola com a colocação de iluminação exterior, reparações na cobertura dos alpendres e dos revestimentos das paredes e tetos. Será, posteriormente, feita a pintura de paredes e tetos, numa intervenção que deverá estar terminada ainda este mês.
Na EB1 de Casais Penedos, freguesia de Pontével, cujo anexo tinha cobertura em fibrocimento, as placas vão ser removidas e substituídas por placas “sandwich” que serão apoiadas em suportes metálicos.
Para além da remoção das placas e da fixação das novas, a Câmara vai ainda proceder à pintura de todo o anexo e reparar a porta e as janelas em madeira.
A escola José Tagarro, no Cartaxo, está a sofrer obras de adaptação da sala dedicada à Unidade de Ensino Estruturado.
O pavimento da sala foi retirado e substituído por linóleo, as janelas passaram a ter vidros laminados, foi colocado um termoacumulador, e recuperadas portas, paredes, tetos e janelas.