Câmara do Cartaxo promove formação para voluntários

A Câmara Municipal do Cartaxo, em parceria com o grupo de trabalho de voluntariado da rede social, promove uma ação de formação dedicada a quem presta voluntariado nos diversos serviços municipais, que será dinamizada pela Santa Casa da Misericórdia de Santarém.

As ações de formação e sensibilização para um voluntariado de continuação têm como objetivo promover a integração de voluntários em diversos contextos e serviços municipais, servindo como facilitadoras da sua prestação.

A vontade de “valorizar o contributo do voluntariado, foi a principal razão que levou a Câmara Municipal a desenvolver esta ação de formação”, afirmou Fernando Amorim, vice-presidente da Câmara Municipal e responsável pelo pelouro de Ação Social e Saúde – área que organizou a ação de formação, com o objetivo de criação de uma Bolsa de Voluntários que possa apoiar a realização de diversos projetos que se venham a concretizar. Para Fernando Amorim, a pandemia da doença covid-19 “veio mostrar a necessidade que a comunidade tem de poder contar com pessoas, de todas as idades, para apoiar os mais frágeis”, referindo-se aos voluntários que no âmbito da pandemia “foram um apoio indispensável a famílias e indivíduos, tanto quanto aos serviços municipais. Queremos que os serviços possam acolher cada vez melhor estas pessoas, dando-lhes a relevância correspondente ao seu esforço pessoal e altruísmo”.

A formação decorre online, às terças e quintas-feiras, das 18h às 21h e tem a duração de 26 horas, divididas por seis módulos temáticos: Enquadramento conceptual do Voluntariado, Enquadramento jurídico, direitos e responsabilidades, Comunicação e Trabalho em Equipa; Programa de Voluntariado e Boas Práticas.

Para mais informações e inscrições, contactar a Área de Ação Social e Saúde da Câmara Municipal do Cartaxo, através dos números 243 701 261 e 961 719 359 ou dos endereços eletrónicos asocial@cm-cartaxo.pt e imarcelino@cm-cartaxo.pt.

Pode gostar também