A Câmara Municipal do Cartaxo solicitou aos serviços a elaboração de um Plano de Beneficiação da Rede Viária Municipal. O objetivo é criar um documento estratégico de intervenção numa rede “que necessita de beneficiações urgentes, mas para a qual devemos olhar prevendo necessidades futuras e recursos financeiros a disponibilizar”, afirmou o presidente do Município, Pedro Ribeiro.
A par do levantamento de todas as intervenções necessárias, que está a ser elaborado pelos serviços desde o início do ano, foi também pedido a “todas as juntas de freguesia que participem ativamente neste Plano, apontando prioridades e situações onde prevêem necessidades de beneficiações futuras”, acrescentou o autarca.
Ainda segundo Pedro Ribeiro, “este é um plano a médio e longo prazo”, com o qual “o executivo se deve comprometer, garantindo a sua execução, acompanhamento e contínuo ajustamento, para garantir que tem sustentabilidade financeira a par de flexibilidade para se adaptar a novas necessidades que resultem de situações imprevistas, sempre com o objetivo de dar a melhor resposta às necessidades da população”.
A proposta apresentada à direção executiva do Fundo de Apoio Municipal (FAM) em dezembro de 2015 já previa as verbas que viriam a ser inscritas no orçamento municipal para 2016 – 400 mil euros para intervenções na rede viária do concelho.
O levantamento das necessidades e a proposta a ser apreciada pela Câmara Municipal deverão estar concluídos até final de março, para que no segundo trimestre de 2016 possam ser preparados os concursos necessários ao início da sua execução.