Câmara do Cartaxo reconhece méritos no Dia do Município
Esta terça-feira, dia 10 de dezembro, a Câmara Municipal assinalou o 209º aniversário da elevação do Cartaxo a Concelho, com uma Sessão Solene no Salão Nobre dos Paços do Concelho, onde foram reconhecidos publicamente, Rogério Travessa Ribeiro e o Centro de Dia da Freguesia da Lapa.
Há 209 anos, no dia 10 de dezembro de 1815, por Alvará de D. João VI, o Cartaxo passou a ter independência administrativa em relação a Santarém. A data da elevação do Cartaxo a concelho foi assinalada, esta terça-feira, pela Câmara Municipal do Cartaxo com uma Sessão Solene onde foram homenageados com a medalha de mérito municipal uma instituição e uma personalidade. A cerimónia que contou com a presença de autarcas, representantes de instituições, empresas e forças de segurança, foi abrilhantada pelo jovem talento Martim Silva.
A Sessão Solene teve início com a intervenção de Teresa Nogueira, em representação de Paulo Neves, presidente da Assembleia Municipal, que agradeceu aos “que trabalham em prol deste concelho” e desafiou todos a olharem para “o futuro com confiança e otimismo, honrando o passado e construindo um nobre legado para as futuras gerações”, e em nome da Assembleia Municipal felicitou os homenageados neste dia.
O Centro de Dia da Freguesia da Lapa foi a instituição agraciada com a atribuição de diploma e medalha de mérito municipal, pelos relevantes serviços na área do apoio social. O Centro de Dia da Freguesia da Lapa foi fundado enquanto associação em 1996, impulsionado pela vontade do então presidente da Junta, Manuel Barros, e graças à generosidade dos beneméritos Luís Leonardo Bento e Francelina Azevedo Garrido que cederam terreno no sítio do Vale de Água onde foi construído o edifício que hoje conhecemos.
Inaugurado oficialmente em 29 de janeiro de 2005, inicialmente apenas com a resposta de Centro de Dia, rapidamente se percebeu que essa resposta era insuficiente para a comunidade e enquanto se aguardava pelo resultado da candidatura ao Programa de Apoio Integrado ao Idoso para a Implementação do Serviço de Apoio Domiciliário que tardava em chegar, decidiu avançar por meios próprios com a implementação deste serviço a funcionar desde logo sete dias por semana. Em 2018 passou a funcionar também aos fins de semana e feriados. Ana Carina Camilo, presidente da direção, recebeu a medalha de mérito municipal em nome da instituição, entregue pelas vereadoras Maria João Oliveira e Fátima Vinagre.
O empresário, Rogério Travessa Ribeiro, foi a personalidade agraciada com a atribuição de diploma e medalha de mérito municipal, pelo seu espírito empreendedor, mas também por ser “um homem que construiu pontes, deixou raízes e impactou profundamente todos os que tiveram o privilégio de o conhecer. Esta homenagem celebra a sua dedicação, as suas conquistas e o seu contributo incansável que são uma inspiração para todos”. João Heitor, presidente da Câmara, e Pedro Reis, vice-presidente, entregaram a medalha de mérito municipal ao empresário.
Rogério Travessa Ribeiro, nasceu em 1951, em Vila Chã de Ourique, aos 42 anos, fundou a empresa RTR, que permanece até hoje como um exemplo da sua visão inovadora e do seu compromisso com o progresso e a qualidade. A Câmara Municipal sublinha a liderança de Rogério Travessa Ribeiro “de uma equipa que realizou uma das maiores obras da freguesia, o Centro Social do Ouriquense. Este projeto, que se tornou um marco na história local, reflete não só a sua capacidade de liderança mas também o seu compromisso em deixar um legado duradouro para a comunidade”.
Como habitualmente, neste dia, a Câmara Municipal homenageia os trabalhadores que completaram 25 anos ao serviço do município, este ano, o diploma e medalha de mérito municipal foi atribuído a Fernando Mesquita Vieira Lourenço, pelo serviço prestado ao município e à comunidade.
João Heitor faz balanço de três anos de mandato
O presidente da Câmara Municipal do Cartaxo começou por agradecer “aos empresários, comerciantes, dirigentes associativos, trabalhadores, famílias”, pelo exemplo e inspiração, e pela resiliência “com que encarnam o dia-a-dia, num contexto muitas vezes difícil e é também esse exemplo que nos faz acreditar muito na nossa comunidade”.
Nesta sua intervenção, João Heitor destacou as obras já concretizadas, as que vão começar no próximo ano, e enumerou os objetivos já atingidos neste mandato, “conseguimos, através de uma gestão rigorosa e exigente, atingir resultados financeiros que há muito tempo não eram conseguidos, sendo que isso representa uma maior capacidade de concretizar medidas que se traduzem em benefícios concretos para a nossa população. Nos últimos três anos foram muitas as concretizações, umas maiores, outras mais pequenas, algumas até simbólicas, mas que são testemunho de muito trabalho, foco e determinação de muita gente comprometida com o propósito de servir a causa pública”.
O autarca agradeceu o trabalho do Centro de Dia da Freguesia da Lapa, “aos seus dirigentes e trabalhadores, agradeço o vosso trabalho, compromisso e dedicação de já alguns anos em prol dos mais velhos”, acrescentando que “são uma referência pela resiliência, e em vós homenageamos também todas as outras instituições que como vós lutam diariamente para entregar maior qualidade de vida aos nossos mais velhos e consequentemente à nossa comunidade”.
O presidente da Câmara Municipal agradeceu também a Rogério Travessa Ribeiro, pelo seu percurso “enquanto empresário, dirigente associativo no setor empresarial, e dirigente associativo de instituições culturais e sociais, e enquanto homem, ativamente comprometido com a sua comunidade e com o seu concelho, é também um reconhecimento a todos aqueles homens e mulheres que pela sua persistência, coragem, resiliência, determinação, construíram um apulso à sua vida e contribuíram para a construção de organizações que se perpetuam no tempo e são referência no seu setor e comunidade”.