Cartaxo é Cidade do Vinho 2024

A cerimónia de lançamento da Cidade do Vinho 2024 decorreu, este sábado, 3 de novembro, no Salão Nobre da Casa do Campino durante o Festival Nacional de Gastronomia de Santarém

O Cartaxo em conjunto com os municípios de Santarém, Alpiarça e Almeirim são Cidade do Vinho 2024.

A cerimónia de lançamento da Cidade do Vinho 2024 decorreu, este sábado, 3 de novembro, no Salão Nobre da Casa do Campino durante o Festival Nacional de Gastronomia de Santarém e contou com a presença dos presidentes de Câmara dos quatro municípios, vereadores e representantes das entidades promotoras – AMPV e Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo.

Ao Jornal de Cá, João Heitor, presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, disse que “aceitámos fazer parte desta candidatura, porque acreditamos que em conjunto, com estes três municípios, conseguimos alavancar ainda mais aquilo que é um dos nossos produtos estrela e todo um setor que precisa de ser valorizado de uma forma muito concreta e assim ter ganhos económicos nas nossas economias locais”.

A representar a Adega do Cartaxo, esteve o enólogo Pedro Gil Franco e dois vinhos premiados em concursos nacionais e internacionais – Detalhe e Private Collection, ambos vinhos brancos e, também, João Mota, um dos produtores do concelho, com o vinho tinto Vara Larga.

João Heitor, presidente da Câmara Municipal do Cartaxo esteve ao lado de Ricardo Gonçalves, Pedro Ribeiro e Sónia Sanfona, presidentes das Câmara Municipais de Santarém, Almeirim e Alpiarça, respetivamente, na cerimónia que contou com a presença de mais de cinquenta instituições e empresas que atuam no setor do enoturismo e da produção vitivinícola e que os municípios querem ter como parceiros ao longo de 2024.

Maria João Oliveira, vereadora responsável pelo pelouro da Cultura no concelho do Cartaxo, apresentou as iniciativas que o município vai organizar e promover e que terão no Museu Rural e do Vinho, um dos espaços em destaque.

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Rotas no território, tertúlias e seminários que sejam espaços de encontro e conhecimento da capacidade e empresas instaladas, mas também de reflexão e criação de parcerias entre produtores e operadores turísticos; provas de vinhos e espaços de harmonização com a gastronomia regional, que promovam os vinhos da região a par da oferta turística da restauração, ou a ligação a públicos mais jovens em iniciativas ligadas à ciência e investigação, com o intuito de criar interesse num setor que oferece inúmeras oportunidades quer empresariais, quer profissionais, permitindo a fixação de pessoas qualificadas no território, mas também com a preocupação de promover o consumo moderado e responsável, integram o programa apresentado pela autarca, que arranca logo no primeiro mês do ano.

Oito casas agrícolas e produtores vitivinícolas do concelho integram a Cidade do Vinho 2024, Adega do Cartaxo, Casal do Conde, Dois Carvalhos, ODE Winery, Pitada Verde, Quinta dos Filipes, Quinta do Sampayo, Vinhos Lambéria’s e Vinhos Franco.

 

Cidade do Vinho 2024 une quatro municípios para o desenvolvimento do setor

Desenvolver do Cluster do Vinho e da Economia Local, contribuindo para fortalecer as atividades ligadas à vinha e ao vinho – da produção vitivinícola à investigação e ao turismo, promovendo a qualificação e valorização de um setor que gera emprego e investimento.

Fortalecer o Enoturismo enquanto produto âncora, aumentando o fluxo de visitantes; reduzindo a sazonalidade; contribuindo para a qualificação das adegas e dos produtores e valorizando o mundo rural.

Consolidar a marca Ribatejo, em parceria com a Entidade Regional de Turismo do Alentejo Ribatejo.

Reforçar o posicionamento estratégico da região. Contribuindo para afirmar o território nacional e internacionalmente. Uma região com muitos ativos, a menos de uma hora de Lisboa, excelentes acessibilidades, oferta diversificada de património cultural e natural: frente ribeirinha, campo, lezíria.

Reforçar a cooperação e o trabalho em rede: networking dos quatro municípios; dos produtores parceiros; do envolvimento esperado por parte de empresas de animação turística, alojamento e restauração.

Dinamizar a cultura e o património, apostando em iniciativas com grande sustentação nos valores culturais, tradicionais e de salvaguarda do património histórico e natural.

 

 

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