Cartaxo e Pucioasa estreitam laços com protocolo

Esteve de visita ao Cartaxo, na passada semana, uma delegação de Pucioasa, cidade romena geminada com o Cartaxo há 20 anos.

A visita desta delegação ao Cartaxo já é habitual mas, desta feita, teve como objetivo o anúncio de um protocolo a estabelecer entre as duas cidades nos âmbitos da Educação, Cultura e Economia.

Assim, a delegação romena foi levada a visitar as obras do novo Centro Escolar de Pontével, cuja data de entrega é durante o primeiro semestre deste ano. Uma obra que deixou os visitantes muito agradados, por terem tido oportunidade de conhecer as modernas escolas em Portugal.

“Chegou o momento de darmos passos concretos, não só no domínio económico mas também no domínio da Educação”, salientou o presidente da Câmara de Pucioasa durante a receção oficial à comitiva, no Centro Cultural do Cartaxo, acrescentando que um dos objetivos principais do seu mandato é o de “reforçar os laços internacionais”. Por isso, “estou convencido que esta cooperação tem de ter uma consistência real, em termos práticos, na economia, cultura e educação, não só de amizade”.

Um dos objetivos do protocolo a estabelecer, na área da Educação, é o intercâmbio de estudantes e professores entre os países, quer através do Programa ERASMUS quer através da cooperação direta.

No final, ficou a promessa de deslocação de uma comitiva do Cartaxo a Pucioasa, por ocasião das festas da cidade, no fim de agosto, altura em que o protocolo deverá ser assinado entre as partes.

Pode gostar também

Comentários estão fechados.