Cartaxo homenageia historiadores do concelho

Os historiadores Maria Manuel Simão e Rogério Coito, ambos falecidos no passado mês de março, vão ser homenageados esta sexta-feira, por ocasião do Dia Mundial do Livro, e no domingo, no âmbito das celebrações do 25 de Abril.

Amanhã, 23 de abril, Dia Mundial do Livro, a Câmara Municipal do Cartaxo presta homenagem à obra que os dois historiadores do concelho deixaram editada e que “prevalecerá para as gerações vindouras como fonte de conhecimento sobre quem somos enquanto comunidade”. Para o presidente da Câmara, Pedro Ribeiro, as obras de Maria Manuel Simão e de Rogério Coito, “refletem sobre os caminhos que trilhámos ao longo dos séculos. Permitem-nos conhecer as personalidades que marcaram a nossa vida política, social, cultural, artística. Dão-nos a conhecer as mulheres e os homens que nos antecederam, retratando-os no seu dia-a-dia, mas também nas lutas que muitos travaram em nome de Portugal”.

Ambos os eventos podem ser acompanhados na internet. Esta sexta-feira, às 13h e às 18h, a página de Facebook da Câmara Municipal do Cartaxo e da Biblioteca Municipal Marcelino Mesquita, vão receber Ana Carina Azevedo, coautora, com Maria Manuel Simão, do livro “Nas trincheiras da Flandres. Os Cartaxenses do Corpo Expedicionário Português 1917-1919”, livro que irá apresentar; e Mário Júlio Reis, amigo e companheiro na vida política de Rogério Coito, que vai apresentar o livro “O Cartaxo nas Memórias Paroquiais de 1758”.

As obras de Maria Manuel Simão e Rogério Coito estão disponíveis para consulta ou empréstimo na Biblioteca Municipal do Cartaxo. De Maria Manuel Simão encontra os livros: “Nas trincheiras da Flandres. Os Cartaxenses do Corpo Expedicionário Português 1917-1919”; “Mestre Cid e a Escola do seu tempo – Cartaxo 1890-1929”; “Cem Anos da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo do Cartaxo – Um Percurso”; “Instantâneos”. De Rogério Coito tem as obras: “Ereira, uma aldeia no concelho do Cartaxo”; “Cartaxo, memórias do Século XX”; “Elvira Maria de Vilhena – condessa de Pontével (1627-1718)”; “Pintor José Tagarro (1902-1931)”; “O Cartaxo nas Memórias Paroquiais de 1758”; “Cartaxo no cruzar dos Tempos, Espaço e Memórias”; “Cartaxo 200 anos do concelho, República e Maçonaria”.

Celebrações do 25 de Abril na Ereira
Este ano, o 25 de Abril será celebrado na Ereira, de onde era natural Rogério Coito, que voltará a ser homenageado neste dia, tal como Maria Manuel Simão, adiantou Pedro Ribeiro na última reunião de câmara.

O presidente da Câmara anunciou ainda que também este evento será transmitido na internet, não havendo a presença habitual da população, devido à pandemia. Veja aqui o programa das celebrações do 25 de Abril, que decorrem no próximo domingo.

Pode gostar também