Casa Mortuária do Cartaxo está totalmente reabilitada
Esta terça-feira, 1 de outubro, visitámos a Casa Mortuária do Cartaxo depois de reabilitada. Agora tem duas salas mortuárias que permitem mais privacidade e conforto às famílias enlutadas. Falámos com o padre Miguel Ângelo sobre esta reabilitação.
O antigo Salão Paroquial, onde muitas crianças e jovens tiveram catequese, nos últimos anos servia como Casa Mortuária, mas não oferecia as melhores condições sobretudo quando estavam a ser velados dois corpos, o que acontece com alguma regularidade na cidade. Agora o Conselho Paroquial “achou importante fazer este investimento para acolher as famílias enlutadas nessa hora”, refere o padre Miguel Ângelo ao Jornal de Cá.
A nova Casa Mortuária do Cartaxo está equipada com duas salas climatizadas, há também um corredor que permite bem a circulação das pessoas, casa de banho para pessoas com mobilidade reduzida, luz natural em ambas as salas e uma copa autónoma, “o espaço foi todo arranjado, pintado, paredes novas, o teto foi também arranjado. O chão também ficou muito bem porque conseguimos recuperar o chão, como ele era na sua origem. As obras acabaram na passada sexta-feira. No sábado e no domingo mostrei à comunidade paroquial no fim da missa. E ontem o presidente da Câmara Municipal e o presidente da Junta vieram ver o espaço. Toda a gente o tem considerado muito adequado, digno. Até bonito, porque é importante nessa hora tão difícil as pessoas sentirem conforto, as famílias, não é?”, considera o pároco.
O padre Miguel Ângelo disse ainda ao Jornal de Cá que a Câmara Municipal se comprometeu a dotar o espaço exterior com uma rampa para o acesso de pessoas com mobilidade reduzida.