Centenas de crianças desfilam pela paz e cantam o Natal

Mais uma vez, disse Pedro Ribeiro, “quisemos assinalar esta época natalícia para promover os valores da paz”

Nem a chuva nem o vento frio demoveram familiares e populares do centro da cidade para ver o Desfile da Paz e assistir ao Concerto de Natal, protagonizados pelas crianças e utentes dos centros de dia do concelho, na manhã desta sexta-feira, 15 de dezembro.

As nuvens começaram a dissipar-se e chuva parecia ter parado quando se iniciou o Desfile da Paz com centenas de crianças do Jardim de Infância do Cartaxo (JIC) e do Centro Paroquial da Ereira, na companhia dos utentes do Centro de Dia de Valada “O Tejo”, a descerem a rua Batalhoz até à Praça 15 de Dezembro, onde os aguardavam os alunos do primeiro ciclo do Agrupamento de Escolas Marcelino Mesquita (AEMM) do Cartaxo, que ali haviam de apresentar um Concerto de Natal, organizado pelos respetivos docentes.

A acompanhar o desfile, encabeçado pelo Pai Natal que seguia numa charrete, estavam algumas pessoas na rua Batalhoz, entre familiares, populares e comerciantes que vinham à rua ver o cortejo, colorido pelas vestes de pai natal e outras alusivas a esta época festiva preparadas nas respetivas instituições para ali desfilar.

Chegados à Praça 15 de Dezembro estavam centenas de pessoas, entre as quais os alunos do primeiro ciclo, com os respetivos professores e auxiliares educativos, junto das várias árvores de Natal realizadas no âmbito do projeto Natal Ecológico, promovido pela área de Educação e Juventude, em parceria com as instituições de ensino e de apoio social do concelho. E no meio de tanta gente, lá apareceram os reis magos, do Centro de Dia de Vale da Pinta, que não quiseram faltar à festa.

Mais artigos
1 De 517

Terminado o desfile, organizado pelo Município do Cartaxo e pelo AEMM, e já alinhadas na escadaria da sede do Município, as crianças do Jardim de Infância do Cartaxo foram as primeiras a entoar alguns cânticos de Natal, dirigidos pelo professor de música, Rolando Ferreira. De seguida, foram os meninos mais crescidos – do primeiro ciclo – a subir ao palco, montado na Praça 15 de Dezembro, divididos por escolas, anos e turmas. Nesta altura, já a chuva e o vento começavam a ameaçar o Concerto de Natal, mas não foi nada que demovesse crianças e adultos de abraçar este momento natalício que contou com um Pai Natal generoso que encantou os mais novos distribuindo guloseimas e, com eles, posando para as fotografias.

Infelizmente, o tempo desagradável que se fazia sentir não ajudou, mas ainda assim as crianças fizeram a festa, entre amigos, colegas, professores, familiares e, claro, o Pai Natal. O presidente da Câmara Municipal também esteve presente nesta festa em que, mais uma vez, diz, “quisemos assinalar esta época natalícia para promover os valores da paz”. Para Pedro Ribeiro “este é um desfile da paz, este ano, abrilhantado com vários momentos musicais protagonizados por várias turmas de várias escolas. E mesmo com este tempo agreste e muito frio, muitos pais, muitos professores e educadores e largas centenas de crianças, sem esquecer a adesão de vários centros de dia do nosso programa ‘Viver mais Viver melhor’, fizeram uma festa a assinalar esta quadra que é muito cara para todos nós é uma quadra que é uma reunião de família e é isto que também queremos sublinhar – este encontro entre as famílias, que hoje é aqui protagonizado entre várias gerações de netos e avós, todos aqui em comunhão”.

Para o ano, se o tempo ajudar, haverá mais. Mas, ainda este ano, poderá ver os trabalhos realizados no âmbito do projeto Natal Ecológico expostos até dia 6 de janeiro, em vários equipamentos municipais – edifício sede do município, piscinas municipais e mercado Municipal do Cartaxo.

Pode gostar também

Comentários estão fechados.