Centro Cultural enche para ouvir Daniel Sampaio

Pais e Adolescentes no tempo da internet foi o tema abordado

O Psiquiatra Daniel Sampaio veio ontem (28 de novembro) ao Centro Cultural do Cartaxo falar sobre Pais e Adolescentes no tempo da internet, com o auditório José Saramago a encher-se de gente para o ouvir e até colocar questões e dúvidas.

A propósito do seu último livro ‘Do telemóvel para o mundo’, Daniel Sampaio promove esta conferência onde ajuda pais, avós e professores a perceberem melhor a relação dos adolescentes com a Internet. Partindo de uma reflexão sobre a evolução das famílias desde a segunda metade do século passado até à actualidade, o psiquiatra levou a assistência a refletir sobre a mudança dos tempos e das relações, nomeadamente familiares.

Vendo a internet como sinónimo de abertura e democratização do conhecimento, o psiquiatra lembrou que esta faz parte da vida actual e que quanto melhor a percebermos melhor nos podemos relacionar com ela e gerir a sua utilização. Depois, é perceber que para os jovens a internet “é importante porque é uma rede – eles funcionam em rede”, lembra.

No final, muitos quiseram intervir, colocando dúvidas, questões e dando exemplos de estratégias utilizadas na relação com os adolescentes, em casa e na escola. Uma tarde de aprendizagem para os educadores presentes, que contou com uma apresentação em palco dos alunos do Agrupamento de Escolas do Cartaxo (que organizou este evento em conjunto com o município), entre outros momentos de confraternização, que lhe damos a conhecer melhor na próxima edição impressa do Jornal de Cá, a sair no dia 7 de dezembro.

Isuvol
Pode gostar também