Comprar na internet é seguro?

Opinião de Miguel Ribeiro

Muitas pessoas querem cada vez mais fazer compras através da internet, sobretudo devido ao preço mais baixo na maioria dos produtos ou serviços, mas também por outros motivos. Como por exemplo, o facto das pessoas passarem mais tempo a ver produtos e serviços na internet do que em frente às lojas, mas também porque através da internet conseguem muitas vezes saber a opinião das pessoas em relação àquele produto ou serviço, seja através de sistemas de avaliação, ou através de comentários. Conseguimos sem dúvida muito mais informação útil sobre um produto na internet, do que numa loja, até podemos ter um assistente de chat ou telefone para nos atender. Então, é de facto, mais vantajoso comprar na internet hoje em dia.
Mas, a questão que se pretende é se é seguro comprar na internet?
Existem meios seguros para se efetuarem compras online e websites seguros. Mas nada é 100 por cento seguro neste mundo tecnológico, pois tudo pode falhar. Todos os dias se evolui para diminuir essas falhas, mas à medida que evoluímos novas falhas aparecem. É um ciclo que existirá sempre. Perante isso depende de nós utilizarmos a internet em segurança, e efetuarmos compras em segurança.
A primeira coisa que nos devemos lembrar é que cada clique que fazemos na internet é uma ação. Por isso, antes de clicar seja onde for pense duas vezes.
Um dos sistemas mais seguros do mundo para se comprar online é o PayPal. Aqui podemos carregar um cartão de crédito virtual e usá-lo para as nossas compras online, podemos carregá-lo por multibanco como se de um carregamento de telemóvel se tratasse. Utilizar um método de pagamento seguro. É um bom começo.
Depois disso temos, também, de nos lembrar do velho ditado “quando a esmola é muita… o pobre desconfia”. Por isso, quando aparecer um qualquer website a oferecer algo por um valor muito inferior ao que o produto ou serviço supostamente realmente vale devemos sempre desconfiar e procurar saber mais informação sobre o site. O google nisso ajuda muito.
No fundo temos sempre que ter muita atenção com as compras online. O melhor é comprar sempre nas plataformas mais conhecidas, comprar algo de baixo valor primeiro, e só depois se tudo tiver corrido bem pensar em fazer alguma compra de maior valor. Alguns cartões de crédito tem um seguro até um determinado montante em caso de roubo de dinheiro, o próprio paypal também tem. Tudo isso faz com que a segurança de comprar através da internet apenas dependa de nós.
Em caso de dúvida, fale com um consultor informático.

Pode gostar também

Comentários estão fechados.