“Contribuir para o bem-estar social da comunidade”

O Jornal de Cá entrevista Délio Pereira, atual presidente do executivo da União de Freguesias Cartaxo e Vale da Pinta, cargo que ocupa há dois mandatos e ao qual se recandidata, pelo PS, nas eleições autárquicas de 2021.

Como vê a União de Freguesias Cartaxo e Vale da Pinta na atualidade?
Vejo uma freguesia bem mais organizada e estruturada para responder às necessidades da população. A aquisição de vários equipamentos e a restruturação do quadro de pessoal veio permitir que enfrentássemos um novo paradigma de gestão autárquica perante naquilo que é, verdadeiramente, o objetivo primário de uma autarquia, ou seja, contribuir, através da sua dinâmica própria, para o bem-estar social da comunidade.

Quais as suas prioridades para a União de Freguesias Cartaxo e Vale da Pinta?
Encontrámos uma freguesia com elevadas carências a nível das infraestruturas, nomeadamente, vias rodoviárias, zonas verdes e equipamentos. Assim, pensamos ser prioridade a recuperação do bom estado das estradas e ruas da União de Freguesias, melhorias e, em alguns casos, restruturação dos jardins e zonas de lazer, valetas e sumidouros e, naturalmente, a continuação do trabalho desenvolvido nos cinco equipamentos escolares da freguesia.

O que ambiciona para a União de Freguesias Cartaxo e Vale da Pinta?
Pensamos que a freguesia está dotada de grande parte dos equipamentos necessários, ambicionamos a sua recuperação e adaptação às novas realidades sociais e colmatar a ausência de alguma infraestrutura ainda não existente, nomeadamente a abertura dos sanitários públicos no Cartaxo.

O que tem a União de Freguesias Cartaxo e Vale da Pinta a ganhar com a sua eleição?
Se formos eleitos, podemos dar continuidade ao projeto que iniciámos há oito anos, mais concretamente, o reequilíbrio financeiro da freguesia União, que resultou da junção de duas freguesias muito díspares, em virtude da diferença abismal de população, uma melhor distribuição dos equipamentos sociais em virtude da realidade dimensional de território e de habitantes, continuação da manutenção e recuperação do património histórico e concretização de dois espaços públicos de grande interesse, mais especificamente, parque de estacionamento na zona central de Vale da Pinta e um Parque de Merendas.

* União de Freguesias Cartaxo e Vale da Pinta
A União de Freguesias Cartaxo e Vale da Pinta foi criada pela da Lei 11/2013, de 28 de janeiro, que deu cumprimento à obrigação de reorganização administrativa do território das freguesias constante da Lei 22/2012, de 30 de maio. Esta união de freguesias tem uma área de 28,23 Km2, com cerca de 12 mil habitantes e uma densidade populacional de 448,6 hab/km2.

Pode gostar também