Coronavírus: Câmara o Cartaxo atualiza medidas preventivas de contágio

Passando o País do estado de emergência a situação de calamidade, o presidente da Câmara do Cartaxo atualiza as medidas preventivas de contágio por Covid-19, impostas em equipamentos e serviços municipais.

Assim, o Cemitério Municipal do Cartaxo, reaberto ao público desde o passado dia 1 de maio, permitindo a permanência de apenas duas pessoas junto de cada campa, num curto espaço de tempo; não é permitida a permanência de um número visitantes que ultrapasse os 10 por cento da sua ocupação máxima (56 pessoas). O fornecimento de água e dos equipamentos necessários a trabalhos de limpeza e manutenção das campas não estará disponível, por serem de uso comum e potenciais fontes de transmissão do vírus; assim como os sanitários permanecem encerrados.

Nas cerimónias fúnebres somente é permitida a entrada das entidades religiosas, familiares (um máximo de 10 pessoas) e agentes funerários, e nas situações de falecimento de pessoa com infeção suspeita ou confirmada por SARS-CoV-2, o funeral obedecerá à norma 002/2020 da Direção Geral da Saúde.​

Mantêm-se encerrados os equipamentos culturais sob gestão municipal (Centro Cultural do Cartaxo, Museu Rural e do Vinho e Biblioteca Municipal Marcelino Mesquita, Centro de Convívio do Cartaxo); assim como os equipamentos desportivos sob gestão municipal (Piscinas Municipais, Pavilhão do INATEL e Estádio Municipal – exceto no acesso à pista de atletismo aos atletas federados e Escola de Atletismo Correr Mais e Casa do Povo de Pontével – Secção de Atletismo). Também se mantêm encerrados: o Complexo Desportivo e Cultural da Quinta das Pratas (exceto no acesso aos Campos de Padel e acesso aos campos de Ténis pelos atletas do Ateneu Artístico Cartaxense), o Parque de Santa Eulália e os parques infantis municipais.

Atividades e eventos suspensos
Mantém-se a suspensão temporária das seguintes atividades e eventos: Presidência Aberta; Programa Viver Mais, Viver Melhor – atividades para maiores de 50 anos; Projeto Saber + Crescer – desenvolvido nas escolas do 1.º ciclo; Reuniões de trabalho na área de Ação Social e Saúde apenas se realizarão através de videoconferência, inclusive a Comissão Restrita da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens; visitas domiciliárias da área de Ação Social e Saúde – apenas as imprescindíveis em processos, por exemplo, no âmbito da proteção de crianças e jovens ou no âmbito da equipa multidisciplinar da proteção civil, mantendo-se o acompanhamento psicológico prestado pelos serviços de Ação Social e Saúde só para os casos considerados imprescindíveis, em função da avaliação dos mesmos, através de vídeo conferência; sessões do projeto Educação Parental; Projeto Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar, salvo atendimentos de psicologia clinica que por questões terapêuticas não possam ser adiados; Projeto Educação Alimentar – Alimentação Saudável; Projeto: “Pai, Mãe…almoças comigo hoje?”.

Continuam ainda suspensas as cedências de viaturas do município. E em termos de serviços municipais, os serviços de atendimento ao público do Município com atendimento presencial através de marcação prévia via telefone e/ou correio eletrónico; Espaço Cidadão Cartaxo com atendimento presencial através de marcação prévia via telefone e/ou correio eletrónico; o atendimento também poderá ser efetuado por via telefónica e/ou correio eletrónico.

Mais artigos
1 De 572

Mercados suspensos
No Mercado Municipal do Cartaxo mantém-se a suspensão do funcionamento das atividades económicas do setor da restauração e de bebidas, sendo, contudo, permitida a estes estabelecimentos a prestação de serviços de takeaway ou de entrega ao domicílio.

Está ainda condicionado o acesso ao interior do edifício, em funcionamento de terça-feira a sábado, das 8h às 13h, que é realizado apenas pela porta principal e com entrada controlada – com limite de permanência a 20 pessoas –, devendo, por estas, ser cumprido o distanciamento social recomendado (manter o distanciamento social de 2 metros entre pessoas). Está também suspensa a permissão de venda ambulante no espaço exterior do mercado municipal.

Também a realização do Mercado Mensal do Cartaxo, no Campo da Feira, se encontra suspensa.

Mantém-se ainda a suspensão do serviço de transporte prestado pelo TUC (Transporte Urbano do Cartaxo).

De acordo com a Câmara municipal do Cartaxo, estas medidas manter-se-ão enquanto decorrer a situação de calamidade, no âmbito da pandemia da doença Covid-19, sendo alteradas em função da adequação que se considerar necessária ao reforço da prevenção, controlo e eliminação da doença.

Pode gostar também

Comentários estão fechados.