A partir deste sábado já é possível ir jantar fora no Cartaxo, aos fins de semana, assim como desfrutar de uma esplanada, até às 22h30, depois de declarado o estado de calamidade que entra em vigor às 00h de amanhã, dia 1 de maio.
O Cartaxo, há uma semana sem casos positivos ativos à covid-19, está entre os 270 concelhos que avançam para a última fase do plano de desconfinamento, já no âmbito do estado de calamidade, em vigor a partir deste sábado, 1 de maio, decorrendo até dia 16 de maio. Em conselho de ministros foram aprovadas novas medidas, nomeadamente o alargamento de horário, até às 22h30, dos restaurantes, cafés e pastelarias aos fins de semana, passando este horário a funcionar durante todos dias da semana. Nestes estabelecimentos passam a poder estar, no máximo, seis pessoas por mesa no interior e um máximo de 10 pessoas por mesa nas esplanadas.
Também no comércio, em geral, os horários de funcionamento são alargados, com estes estabelecimentos a poderem estar abertos até às 21h nos dias de semana e até às 19h aos fins de semana e feriados.
Para além disso, também os espetáculos culturais passam a ser possíveis até às 22h30, os casamentos e batizados passam a ter uma lotação máxima de 50 por cento.
A prática de todas as modalidades desportivas passa a estar permitida, bem como todas as atividades físicas ao ar livre. Também os ginásios podem funcionar com aulas de grupo, observando as regras de segurança e higiene.
Também as fronteiras terrestres vão ser reabertas. Contudo, importa manter as medidas gerais de prevenção de contágio, como a obrigatoriedade de uso de máscaras ou viseiras, assim como as regras de segurança e de distanciamento nos estabelecimentos ou locais abertos ao público.