Coronavírus: Precauções ao sair para trabalhar

As medidas do Estado de Emergência impõem o teletrabalho para todas as funções em que este seja possível. Mas se o seu trabalho não lhe permite ficar em casa, quando, esta segunda-feira iniciar mais uma semana, é importante recordar algumas recomendações das autoridades de saúde.

Lave as mãos antes de sair. Tenha sempre consigo lenços descartáveis para abrir e fechar a sua porta, para quando tiver de tocar em superfícies, como acender a luz das escadas, ou tocar em botões de elevador.

No percurso para o trabalho e no regresso, mantenha distância social das outras pessoas – pelo menos 1,5 m. Nos transportes públicos tenha cuidados redobrados.

Evite colocar as mãos na cara ou tocar nos olhos, boca ou nariz. Se espirrar ou tossir, deve fazê-lo para o interior do seu cotovelo ou para um lenço descartável.

Quando chegar ao trabalho volte a lavar as mãos muito bem. Faça-o antes de tocar em qualquer superfície. Mantenha a distância social com os colegas, utentes ou clientes – pelo menos 1,5 m – esqueça por agora os apertos de mão. O melhor modo de cumprimento, é manter a distância.

Quando chegar a casa volte a usar um lenço de papel para tocar nas superfícies, como botões de elevador ou maçanetas de porta, descarte estes lenços para o lixo. Nunca deixe estes lenços no espaço público.

Mais artigos
1 De 109

Quer viva sozinho, quer partilhe a casa com familiares ou amigos, lembre-se que este é o seu espaço de segurança, para relaxar e estar em tranquilidade. Deixe os sapatos à porta, se possível, crie um pequeno espaço onde fica tudo o que leva à rua. Antes de tudo, lave muito bem as mãos. A roupa que usou deve ser colocada para lavar. Se possível tome um duche. Tenha de lado roupa que só usa em casa.

Tenha em mente que estas são apenas algumas ações preventivas, não impedem o contágio. Seja sempre cuidadoso. Siga sempre as indicações das autoridades de saúde.

Pode gostar também

Comentários estão fechados.