Coronavírus: Trabalhadores de lares de idosos do concelho testados

Os testes à Covid-19 a trabalhadores de instituições com valência de lar de idosos sediadas no concelho do Cartaxo, iniciaram-se na manhã de hoje, 5 de maio.

De acordo com o município do Cartaxo, esta terça-feira devem passar pelo centro de testagem Covid-19, instalado na Quinta das Pratas, no Cartaxo, 151 pessoas – trabalhadores do Lar de S. João da Santa Casa da Misericórdia do Cartaxo, da Casa João Manuel da APPACDM e do Lar Solserra, de Vale da Pedra.

Estes testes à Covid-19 decorrem da ação que as onze câmaras municipais que compõem a Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT) estão a efetuar nos respetivos concelhos, e que preveem a realização de mais de dois mil testes.

A Câmara Municipal do Cartaxo, responsável pela operacionalização desta ação, instalou as tendas necessárias no Complexo Desportivo e Cultural da Quinta das Pratas, onde “é possível efetuar os testes com a maioria dos trabalhadores dentro das suas próprias viaturas”, informou o presidente da Câmara Municipal, Pedro Ribeiro, acrescentando que o trabalho que a área de Ação Social e Saúde, o Serviço Municipal de Proteção Civil, os Bombeiros Municipais, a segurança social, a autoridade de saúde local e as forças de segurança estão a efetuar, desde há duas semanas, “visitando todos os lares de idosos do concelho para operacionalizar esta ação de testagem, foi essencial para que num só dia se pudessem testar 151 pessoas”.

Ainda segundo a nota informativa da Câmara Municipal do Cartaxo, a recolha das amostras é efetuada por equipas de enfermeiros das Unidades de Cuidados Continuados (UCC) do ACES Lezíria. Estas amostras serão entregues, pelo Serviço Municipal de Proteção Civil do Cartaxo, na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa.

Pode gostar também

Comentários estão fechados.