Dia do Campino e das Tradições no Cartaxo

No feriado nacional do 1º de Maio, quarta-feira, aqueles que são o testemunho vivo da tradição, da história e do trabalho nos campos da Lezíria Ribatejana, vão voltar a percorrer as ruas da cidade, trazendo à Festa do Vinho um dos seus momentos altos – um desfile que é anualmente acolhido por centenas de pessoas.

O Dia do Campino e das Tradições integra o programa da Festa do Vinho & Pão, que dedica o 1º de Maio à identidade ribatejana – com o desfile a percorrer as ruas da cidade durante a manhã (com início às 10h, frente à Câmara Municipal); durante a tarde, o pavilhão municipal de exposições acolhe o Festival de Folclore do Concelho do Cartaxo, a Praça de Touros recebe a Corrida que este ano também assinala 145º Aniversário da Praça de Touros do Cartaxo e a noite a terminar no Pavilhão Municipal de Exposições, com o espetáculo Há Fados no Cartaxo.

Toda a população está convidada para “esta grande festa da cultura ribatejana”, contando o Cartaxo com os comerciantes e moradores para integrarem o próprio desfile ou engalanarem as ruas, varandas e estabelecimentos comerciais. “Com um gesto simples, mas de profundo significado, vamos dar as boas-vindas a campinos, amazonas e cavaleiros, vamos receber os nossos ranchos folclóricos e percorrer as ruas da cidade ao som da Banda da Sociedade Filarmónica Cartaxense. Vamos afirmar a nossa identidade”, refere a nota de imprensa do município sobre o apelo do presidente da Câmara Municipal do Cartaxo à população.

Ainda segudo o município, este ano o Desfile vai contar com uma maior presença dos Ranchos Folclóricos do concelho que representarão as memórias e tradições das freguesias.

Veja o programa aqui.

Pode gostar também