Em agosto nas bancas do Cartaxo

Este mês receba a revista DADA com o seu jornal

O verão tardou em chegar, mas parece que veio com o mês de agosto. No Cartaxo já estamos habituados às temperaturas elevadas nesta época, mas ainda assim, e segundo os alertas da Autoridade para a Proteção Civil para o aumento significativo da temperatura e a descida da humidade relativa nestes primeiros dias de agosto, deixamos-lhe, nesta edição, algumas das medidas de prevenção a tomar para evitar incêndios e complicações de saúde. Estas recomendações repetem-se de ano para ano, mas vale sempre a pena relembrar os nossos leitores de que a prevenção é o melhor remédio.

Infelizmente, no Cartaxo são poucos os espaços verdes centrais que possam aliviar os mais encalorados que já não suportam o ambiente quente lá de casa ou aqueles que, por obrigação ou vontade andam pela rua. Na verdade, se ultimamente já se veem poucas pessoas nas ruas da cidade, nestes dias e noites de calor as coisas não mudam muito. Já lá vai o tempo em que o jardim central se enchia de gente nas noites quentes de verão… Agora praticamente não temos árvores no centro do Cartaxo que possam ajudar a refrescar e os espaços verdes mais centrais são pouco convidativos.

A propósito disso, falámos com o presidente da Câmara do Cartaxo, Pedro Ribeiro, e com o vereador do ambiente, Pedro Nobre, e ficámos a saber que, pelo menos, o jardim do Valverde vai ser revitalizado em breve. Já o Lago dos Patos e a área envolvente vão levar mais tempo a ficar ao gosto dos cartaxeiros, que tanto reclamam pela sujidade da água, pela falta do repuxo, pelo estado da pintura, entre outros problemas que afetam tão emblemático espaço. Ainda assim, os responsáveis garantem que não está esquecido, este e outros espaços verdes da cidade que, entretanto, com outros meios que a autarquia há de conquistar, hão de ter o rumo certo. Segundo Pedro Ribeiro, daqui a um ano tudo estará melhor. É esperar.

Ainda nesta edição, completamos o ciclo de reportagens sobre os 40 anos de poder político em democracia – Do colapso ao resgate financeiro –, onde se aborda o período final de Paulo Caldas, substituído a meio do mandato por Paulo Varanda, até ao primeiro mandato de Pedro Ribeiro. A não perder, nas páginas centrais.

Este mês receba a revista DADA com o seu jornal

Nesta edição falamos-lhe de praia e dos seus benefícios e perigos, desde os banhos de sol aos banhos de mar. Desejamos que aproveite bem os dias de férias na praia, da mesma forma que alertamos os nossos leitores para os cuidados a ter consigo e com os seus, nomeadamente as crianças, mas também com a preservação das praias, que tanto prazer nos dão.

Ler
1 De 543

Entre outras curiosidades do verão, apresentamos o super fruto da época tão falado ultimamente. Os mirtilos trazem múltiplos benefícios à nossa saúde, devido à sua riqueza em antioxidantes. Aqui deixamos-lhe algumas dicas para cultivá-los em casa, no jardim ou na varanda, para que possa deliciar-se com estas bagas super poderosas, sem despender muito dinheiro.

E porque nos aproximamos da época das vindimas, apresentamos-lhe os candidatos à eleição do Rei e Rainha das Vindimas do Cartaxo, a realizar-se neste mês de setembro.

A revista DADA deseja-lhe umas boas férias e deixa-lhe, nesta edição, algumas sugestões para aproveitar da melhor maneira este verão.

Pode gostar também