“Estamos bem, mas com a minha reeleição podemos ficar muito melhor”

O Jornal de Cá entrevista Jorge Pisca, atual presidente da Junta de Freguesia de Pontével, recandidato ao terceiro mandato para presidente do executivo de Pontével, uma vez mais pelo MIP – Movimento Independente e Pluralista, contando ainda, nestas eleições autárquicas de 2021, com o apoio do PSD, que não apresenta candidato a Pontével.

Como vê a freguesia de Pontével na atualidade?
Atualmente, vejo a minha freguesia como uma terra que, com o empenho, a resiliência, dedicação e esforço de todos, recuperou das dificuldades económicas com que se debatia e que, com perseverança, bom senso, equidade e muito trabalho, vai evoluindo e melhorando as condições de bem-estar ambiental e bem-estar social para os seus habitantes e para quem a visita.

Presentemente, Pontével é uma freguesia renovada e cada vez mais apelativa, não só para quem já cá reside, mas também para todos os filhos da terra que, por motivos diversos, vivem fora, mas que sempre nos visitam e, inclusive, alguns vão regressando e aqui voltam a fixar as suas raízes.

Quais as suas prioridades para a freguesia?
As minhas prioridades para a freguesia de Pontével podem ser resumidas numa prioridade: o bem-estar dos habitantes desta terra. Sendo que esse bem-estar passa pela necessidade de criar condições que proporcionem o desenvolvimento da freguesia, com a consequente criação de emprego, melhoria nas acessibilidades, maior segurança nas redes viárias e pedonais, melhores condições ambientais, maior facilidade no acesso à educação escolar e pré-escolar, incremento na promoção e divulgação do que temos de melhor ao nível de património arquitetónico, património gastronómico, património histórico-cultural, desportivo e etnográfico, com a colaboração de todas as nossas associações.

O que ambiciona para a freguesia de Pontével?
O que eu ambiciono para a minha freguesia? Ora, o que poderei ambicionar? Que venha a tornar-se sede de concelho. (risos) Estou a brincar, claro está, mas nunca se sabe! Diz o poeta que o sonho comanda a vida, por isso há que sonhar! Mas, acima de tudo, há que concretizar e, por isso, o que ambiciono para a minha freguesia é a resolução de muitos problemas com que a mesma ainda se debate, como é o caso do saneamento básico, da poluição ambiental do Rio Cadavai, da zona do Casal Branco, uma vez que, com a resolução destas problemáticas, mais fácil se torna alcançar um maior grau de bem-estar social e ambiental dos Pontevelenses.

O que é que Pontével tem a ganhar com a sua eleição?
Com a minha eleição, ou melhor, com a minha reeleição, a freguesia de Pontével garante a oportunidade de manter todo o trabalho evolutivo que tem vindo a ser realizado e, assim, garantirá o seu maior desenvolvimento, pois ainda há muito a fazer por estas gentes e por esta terra. Estamos bem, estamos melhor, mas com a minha reeleição podemos ficar muito melhor.

*Freguesia de Pontével
A freguesia de Pontével tem 27,84 km² de área e cerca de 4 600 habitantes e uma densidade populacional de 165,7 hab/km².

Pode gostar também