“Este livro é um convite à descoberta do Monumento”
Uma obra que reúne onze autores de diversas áreas, com a coordenação de Ana Carina Azevedo e do padre Miguel Ângelo
O lançamento do livro ‘Igreja Matriz de Pontével. Fé, História e Património’, decorreu, no dia 26 de novembro, na Igreja de Pontével.
“Este livro é um convite à descoberta do Monumento”, disse Vitor Serrão, professor da Universidade de Lisboa, durante a apresentação do livro ‘Igreja Matriz de Pontével – Fé, História e Património’, este domingo, em Pontével.
O lançamento do livro contou, ainda, com a presença do bispo de Santarém, José Traquina.
A obra reúne onze autores de diversas áreas, – Rui Mesquita Mendes, Ana Carina Azevedo, Pedro Gaurim Fernandes, Francisco Lameira, Alexandre Nobre Pais, Bela Violante, Eva Raquel Neves, Alexandra Xisto, Tânia Frazão, António Filipe Rato e Maria Zelinda Pêgo -, com a coordenação de Ana Carina Azevedo e do padre Miguel Ângelo.
O livro é fruto de mais de um ano de trabalho dos autores que, de acordo com as suas áreas de especialidade, abordaram diferentes aspetos da História e da Arte da igreja de Pontével.
O seu trabalho alia descobertas históricas, documentação inédita, novas reflexões e interpretações artísticas, e diferentes olhares sobre a arte sacra e a sua simbologia, numa edição profusamente ilustrada, que chama a atenção para aspetos, histórias e vivências até agora desconhecidos. As fotos são da autoria de Diogo Marques.
A cerimónia foi abrilhantada pelo Grupo Coral Cant’Arte.