Grupo Cantigas da Terra abre 30ª Festa do Vinho

© Jornal de Cá

O Grupo Cantigas da Terra do Rancho Folclórico do Cartaxo animou a sessão de inauguração da 30ª Festa do Vinho do Cartaxo, antes  das intervenções do presidente da Câmara Municipal, Pedro Ribeiro, e do presidente da Assembleia Municipal, Augusto Parreira.

Rodeado do restante executivo, assim como dos reis e rainhas das vindimas do concelho do Cartaxo, Pedro Ribeiro começou por lembrar que “este ano temos um simbolismo especial do número redondo – a 30ª edição da festa do vinho. É honrar a memória daqueles que a começaram: o dr. Renato Campos e a dra. Maria José Campos”, para quem pediu “um forte aplauso” e ao qual os presentes retribuíram. “O concelho do Cartaxo é hoje e há muitos anos conhecido pelo país inteiro como as termas do Cartaxo, uma conotação automática, do Cartaxo ao vinho. E esta nossa identidade tem de ser defendida e tem de ser preservada”, disse Pedro Ribeiro, considerando que eventos como este é que “marcam a nossa diferença”. E é por isso, continua, “que a Festa do Vinho comemora 30 anos e eu julgo que vai comemorar muitos mais porque ninguém vai ter coragem de a interromper”. Pedro Ribeiro quis ainda salientar a importância da inovação da Festa do Vinho, nestes dois últimos anos, harmonizando o chocolate com o vinho, “experiência que o ano passado correu muito bem”, afirmando que “no mercado do vinho são cada vez mais os produtores que estão a associar o vinho com o chocolate”. Para o presidente, o chocolate veio tornar esta festa ainda mais atrativa, nomeadamente, para as famílias.

Também Augusto Parreira salientou os trinta anos da Festa do Vinho, referindo ainda ser importante para a sua continuidade outros elementos para além do vinho, como “a gastronomia, a música e o artesanato”. O presidente da Assembleia Municipal destacou ainda o fator inovação que se tem trazido à Festa nestes últimos anos. Inovação essa que “tornou os nossos vinhos competitivos e internacionais, gerando riqueza para os produtores, valendo a pena insistir e apostar neste setor”.

Muita gente assistiu à sessão de inauguração da Festa do Vinho e Chocolate 2018, cuja animação coube ao Grupo Cantigas da Terra do Rancho Folclórico do Cartaxo que pôs todos a cantar e a aplaudir músicas populares como o Fandango do Cartaxo, de Luís Piçarra, canção que voltaram a tocar no final da sua atuação para gáudio dos presentes.

Pode gostar também

Comentários estão fechados.