O primeiro concurso de ideias de negócio do projeto INCUBAR+LEZIRIA registou 31 candidaturas, sendo 42 por cento dos projetos empresariais rececionados oriundos de fora do Ribatejo.
No total, até ao final da fase de candidaturas, terminado no passado dia 8 de julho, foram rececionadas 31 candidaturas, sendo 18 delas de empreendedores residentes no Ribatejo (14 residem na Lezíria do Tejo e quatro no Médio Tejo). As restantes 13 ideias de negócio apresentadas a concurso dizem respeito a empreendedores oriundos de outras regiões do país, estando assim cumprido um dos principais objetivos deste concurso que é atrair para a Lezíria do Tejo projetos empresariais inovadores.
Quanto à idade média dos concorrentes, esta foi de 29,8 anos, tendo a maioria dos candidatos uma sólida formação (três por cento têm o grau de doutor, 26 por cento são mestres, 48 por cento licenciados, 13 por cento finalistas de licenciatura e apenas 10 por cento são empreendedores com 12º ano ou menos).
O júri do concurso, composto pelos Professores Francisco Avillez, Maria do Rosário Partidário e Manuel Laranja, e também pelos presidentes das 4 instituições promotoras do mesmo, vão agora analisar as candidaturas, devendo os resultados ser apresentados na última semana de julho.
Três projetos vencedores
Aos três projetos vencedores será atribuído um conjunto de benefícios nomeadamente a pré-incubação física para desenvolvimento do projeto, em sistema de co-working reservado, por um período de três meses, na Startup Santarém ou no Centro de Negócios e Inovação de Rio Maior, a incubação física (pós-início de atividade) em sistema de co-working reservado, por um período de seis meses, na Startup Santarém ou no Centro de Negócios e Inovação de Rio Maior, a participação num programa de aceleração da Startup Santarém apoiado por uma equipa de consultores e mentores de referência e ainda uma bolsa monetária para transformação da ideia em iniciativa empresarial, durante três meses.
O I Concurso INCUBAR+LEZIRIA realizou-se no âmbito de um projeto com o mesmo nome dinamizado pela NERSANT, pelo Instituto Politécnico de Santarém, pelo Agrocluster Ribatejo e pela Desmor, e que visa promover o empreendedorismo qualificado e criativo e apoiar empreendedores na criação e consolidação de novas empresas na região da Lezíria do Tejo.
O programa dirigiu-se a todos os empreendedores, sobretudo os mais jovens e qualificados, oriundos de qualquer local, interessados em iniciar uma atividade ou criar uma empresa inovadora e sediá-la num dos concelhos pertencentes à Lezíria do Tejo.
O I Concurso INCUBAR+LEZIRIA foi o primeiro de quatro concursos previstos no âmbito deste projeto e centrou-se nas temáticas da Alimentação, Agricultura, Agroindústria, Floresta, Energia, Ambiente e Recursos Naturais. O próximo concurso de ideias de negócio decorrerá durante o mês de novembro e centrar-se-á nas temáticas da Inovação no Desporto, Saúde e Bem-estar.
Saiba mais sobre o projeto no sítio do INCUBAR+LEZIRIA ou no portal do Sítio do Empreendedor.