Marcha pelos direitos LGBTI+ acontece no próximo sábado

Dia 24 de setembro, Jardim da República, Santarém

No próximo sábado, 24 de setembro, acontece a terceira edição da Marcha do Orgulho de Santarém (MOS), às 17 horas, com ponto de encontro no Jardim da República, em Santarém.

No manifesto deste ano, a Comissão Organizadora da Marcha do Orgulho de Santarém aponta o preconceito que ainda existe no distrito, a falta de proteção em relação aos jovens LGBTI+ e a ausência de formação específica nas escolas e unidades de saúde para lidar com utentes LGBTI+.

“Queremos Santarém uma cidade inclusiva, segura para todes e uma referência enquanto capital de distrito como zona de Liberdade LGBTI+, a par com outras cidades portuguesas e seguindo o exemplo do Parlamento Europeu”, pode ler-se no manifesto.

À semelhança do que aconteceu no ano passado, a comissão organizadora espera que este ano voltem a participar cidadãos individuais, associações, coletivos e partidos políticos. Do Jardim da República, a marcha seguirá pelo Jardim da Liberdade e atravessará as ruas do centro de Santarém, regressando ao ponto de partida, onde será lido o manifesto desta edição. As associações e partidos políticos presentes também terão oportunidade de intervir.

Em 2020, a 1.ª Marcha do Orgulho de Santarém, convocada inicialmente para ocorrer nas ruas da cidade, acabou por decorrer nas redes sociais, devido à pandemia. Em 2021, a 2.ª edição ocorreu em formato presencial, reunindo mais de 200 pessoas em defesa dos direitos LGBTI+.

Isuvol
Pode gostar também