A Associação Materiais Diversos vai estar no Cartaxo, entre os dias 20 e 24 de julho, para uma residência artística e uma Oficina de Técnicas Radicais de Teatro e Dança para Jovens. O objetivo destas duas atividades é explorar os sentimentos de isolamento e tristeza, e vão decorrer no Centro Cultural do Cartaxo (a residência) e na Biblioteca Marcelino Mesquita (a Oficina).
Estas atividades estavam programadas para as férias da Páscoa, mas a pandemia levou ao seu adiamento.
Estas iniciativas procuram ajudar os participantes a desenvolver estratégias de encaixe destes sentimentos na sua vida e na relação com o outro, promovendo a escuta ativa e a empatia.
Ao longo de uma semana, os artistas e os participantes farão uma pesquisa à volta do tema do texto da ‘Peça feliz e direta sobre a tristeza’, que será apresentada a 12 e 13 de novembro no Centro Cultural do Cartaxo.
Esta peça, dedicada ao público pré-adolescente, procurar mostrar que os momentos tristes e depressivos são parte integrante da vida e que devem ser geridos e ultrapassados com a ajuda do corpo, da memória, da imaginação, do humor e com uma maior escuta do outro.