A Operação Páscoa em Segurança 2016 levada a cabo pela Polícia de Segurança Pública (PSP), de 21 a 27 de março, em todo o território nacional regista, num total de cerca de 800 acidentes rodoviários, uma vítima mortal, 220 feridos leves e cinco feridos graves. Em pouco mais de mil condutores fiscalizados, 367 foram detidos.
Foram mais de seis mil Polícias nas ruas, envolvendo todos os Comandos Regionais, Distritais e Metropolitanos da PSP, com os objetivos de reduzir os índices de criminalidade, de sinistralidade rodoviária e promover a visibilidade policial e o sentimento de segurança junto da população.
Das 1045 operações/ fiscalizações efectuadas resultaram: a apreensão de 65 viaturas, 21 armas, das quais nove eram armas de fogo e cerca de 1500 doses de produto estupefaciente; 367 detenções, das quais destacamos 157 por condução com excesso de álcool, 56 por falta de habilitação legal para conduzir, 45 por tráfico de estupefacientes, 28 por mandado de detenção e 21 por furto.
Das mais de 28 mil viaturas fiscalizadas, foram efetuados testes de alcoolemia, tendo mais de 180 condutores apresentado uma taxa de álcool no sangue acima dos limites legais. Por radar, foram controladas 2794 viaturas, das quais resultaram 2340 infrações graves e 68 muito graves. Contam-se ainda 3628 outras infrações ao código da estrada, como estacionamento ilegal ou irregular, falta de inspeção, uso de telemóvel durante a condução, por não utilização do cinto de segurança e por incumprimento da sinalização semafórica.