Palavra da semana: Liberdade

Direito de proceder conforme nos pareça, contanto que esse direito não vá contra o direito de outrem. Condição do homem ou da nação que goza de liberdade. Conjunto das ideias liberais ou dos direitos garantidos ao cidadão.
liberdade-1-300x211Acabou de ler as definições da palavra liberdade no dicionário de língua portuguesa, ou seja, liberdade significa o direito que temos de agir segundo o livre arbítrio, de acordo com a nossa vontade, desde que a mesma não prejudique outra pessoa. É a sensação de estar/ ser livre, sem depender de ninguém.

A liberdade de expressão será o tipo de liberdade mais relevante para o indivíduo numa sociedade livre, pois é garantia e a capacidade que lhe é dada e que lhe permite expressar as suas opiniões, opções e crenças livremente e sem censura, desde que essa opinião não tenha por objetivo discriminar uma pessoa ou grupo específico, através de declarações injuriosas e difamatórias, que se baseiem, por exemplo, em ofensas a crenças religiosas ou opções sexuais.

Quando vista pela filosofia, liberdade é a independência do ser humano, o poder de ter autonomia e espontaneidade, sendo contudo um conceito utópico, visto ser questionável que os indivíduos tenham realmente a liberdade que dizem ter, tendo em conta o poder dos media, logo o controlo ou não dessa mesma liberdade.

Existe ainda a liberdade condicional, no meio jurídico, é concessão feita a um condenado, e a liberdade provisória, termo jurídico que refere a liberdade concedida pelo juiz temporariamente.

Eticamente, a liberdade está relacionada com responsabilidade, uma vez que um indivíduo tem todo o direito de ter liberdade, desde que essa atitude não desrespeite ninguém e não passe por cima de princípios éticos e legais.

Pode gostar também

Comentários estão fechados.