Patrícia Simões Santos abre clínica no Cartaxo

Com quase 13 anos de experiência e muitos casos de sucesso no tratamento de diferentes problemas de saúde, através da Medicina Tradicional Chinesa, Coaching e PNL, Patrícia Simões Santos abre um espaço em nome próprio no Cartaxo.

Patrícia Simões Santos abre clínica no Cartaxo

A terapeuta Patrícia Simões Santos inaugurou esta tarde um novo espaço, na Rua 5 de Outubro, bem no centro da cidade. Acupunctura, fitoterapia, massagem Tui Na e Coaching com PNL são as técnicas que Patrícia Simões Santos desenvolve neste novo espaço cheio de luz e boa energia a partir do mês abril

Publicado por Jornal de Cá em Domingo, 31 de março de 2019

Patrícia Simões Santos, natural do Cartaxo, abre a porta do seu novo espaço no centro do Cartaxo onde continuará a desenvolver a prática milenar de Medicina Tradicional Chinesa e também práticas mais recentes, como o Coaching e a PNL (Programação Neurolinguística), com que tem tratado, com sucesso, vários problemas de saúde em adultos, crianças e jovens.

A partir deste mês de abril, a terapeuta encontra-se na Clínica Patrícia Simões Santos, na Rua 5 de Outubro, 23 – junto à Junta de Freguesia e ao Centro Cultural do Cartaxo. Clínica esta, licenciada pela (ERS) Entidade Reguladora da Saúde, onde aplica todas as suas valências e “onde as pessoas podem encontrar vários serviços para o seu bem-estar físico e emocional”.

De entre as várias condições de saúde que Patrícia Simões Santos trata, destacam-se como mais frequentes a depressão, ansiedade, insónias, dores na zona cervical, lombar e ciática. A terapeuta trata também de dores articulares, tendinites, artroses, reumatismo, fibromialgia, obesidade, cansaço, fobias e medos, psoríase, eczema, infertilidade, problemas ginecológicos, frigidez e impotência, infeções urinárias de repetição, paralisia facial, sequelas de AVC, asma, sinusite, bronquite, alergias, acne, varizes, vitiligo, hepatite, diabetes, miopia infantil, alcoolismo, tabagismo, toxicodependência e doenças evolutivas crónicas do Sistema Nervoso Central – Parkinson, Alzheimer, esclerose múltipla. Adicionalmente, Patrícia Simões Santos realiza também sessões de Acupuntura Estética de emagrecimento, tratamento de celulite, estrias e rugas.

“Adoro o que faço e quando estou com uma pessoa, estou a 100 por cento com aquela pessoa, estou ali para ajudá-la”, diz Patrícia Simões Santos que, ao longo destes anos, nunca parou de fazer formação na área da Medicina Tradicional Chinesa e noutras, porque “sinto que existem cada vez mais técnicas e inúmeras ferramentas úteis para ajudar as pessoas. Hoje em dia, apercebemo-nos de que a maioria dos problemas de saúde estão associados ao stresse do dia a dia e a todas as emoções vividas e contidas por cada um de nós”. Assim, investiu também na formação na área do Coaching e da PNL, sendo Master Coach com PNL certificada pela American Board of Neuro Linguistic Programming (ABNLP).

Mais artigos
1 De 35

“O Coaching com PNL torna-nos conscientes da nossa responsabilidade perante a nossa própria vida. Ajuda-nos a ultrapassar medos, fobias, ansiedade, dores, stresse e promove tomadas de decisão (profissionais e pessoais), desenvolvimento pessoal e de relacionamentos”. “Aplica-se a todas as pessoas e a todas as idades, sendo das técnicas mais atuais e eficazes nos dias de hoje em todo o mundo. A PNL ajudou-me a conhecer-me melhor e a compreender melhor aquilo que as pessoas pretendem quando vêm ter comigo”. Pode ser muito útil no caso de jovens, adolescentes e adultos que apresentam stresse, ansiedade, medos e bloqueios. “E resulta! Nestas situações utilizo o Coaching com PNL como apoio à Acupuntura, explicando sempre ao paciente a diferença entre as duas práticas e deixando-o optar por aquela com a qual se sente mais à vontade. Estas técnicas, seja a Acupunctura, seja o Coaching com PNL, ajudam a equilibrar as pessoas emocional e fisicamente”. No Coaching com PNL, a terapia desenvolve-se através da linguagem e de técnicas que permitem alterar padrões e comportamentos, bem como estabelecer e alcançar objetivos pessoais e profissionais.

Na Medicina Chinesa são usadas várias técnicas, como a Acupunctura, que consiste na inserção de agulhas muito finas ou aplicação de uma caneta laser em pontos específicos do corpo, a Fitoterapia, que se traduz em fórmulas equilibradas que conjugam plantas chinesas, e outras técnicas como a moxa, ventosaterapia, electroestimulação, adipólise-emagrecimento e massagem Tui Na. “Na Medicina Tradicional Chinesa fazemos uma avaliação global dos pacientes, porque para nós tudo é importante”, explica Patrícia Simões Santos.

Foi por motivos de doença que, no ano 2000, Patrícia Simões Santos descobriu a Medicina Tradicional Chinesa. “Fiquei tão fascinada com o facto de aquelas agulhas me terem tratado que fiquei curiosa e decidi tirar o Curso de Medicina Tradicional Chinesa”, numa altura em que desenvolvia a sua atividade profissional de engenheira, como responsável do controlo de qualidade de frutas e legumes, na Sonae, onde trabalhou durante oito anos. Mas o curso no Instituto Português de Medicina Tradicional Chinesa e Acupuntura havia de mudar a sua vida, estando a trabalhar nesta área da saúde desde novembro de 2007. E, “realmente, sinto-me verdadeiramente realizada”, confessa Patrícia Simões Santos, adiantando que finalmente a profissão foi legislada e neste momento já temos cédulas profissionais, como todos os profissionais na área da saúde, emitidas pela Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS)”.

Ao longo de quase treze anos, sempre trabalhou em clínicas médicas, o que “foi muito bom em termos de aprendizagem e de trabalho em equipa”, com médicos de clínica geral, psiquiatra, fisioterapeutas, osteopata e fisiatras. “Eu sempre trabalhei em equipa, enviando pacientes para estes especialistas e vice-versa. Temos de pensar que a acupunctura e as terapias não convencionais são um complemento à medicina convencional e, além disso, temos consciência de quando é necessária a intervenção de outros médicos ou terapeutas”. Patrícia Simões Santos vai manter esses laços profissionais, porque “há tratamentos em que é importante haver esse complemento”.

Mãe de duas filhas, aos 46 anos Patrícia Simões Santos é uma mulher feliz e realizada pela possibilidade de ajudar os outros. E já tem novidades para 2020: atualmente a tirar um curso de Hipnoterapia Clínica, esta será mais uma valência que irá praticar no próximo ano, neste seu novo espaço luminoso, com gabinetes de atendimento distintos, ambos com entradas de luz natural, que o torna num ambiente confortável e harmonioso. Os horários são: terças das 9h às 20h; quartas das 9h às 13h; quintas das 9h às 20h; e sábados (quinzenalmente) das 10h às 12h, mediante marcações através do número 96 778 32 40. Irá manter os acordos, que já tem, com a maioria das seguradoras.

Pode gostar também
Comentários
Loading...