Portugueses consideram a segurança um fator crucial na escolha dos seus destinos de viagem

A chegada do verão e das férias grandes implicam várias decisões relativamente ao destino de descanso, e às viagens de verão. Segundo um estudo, 62% dos portugueses inquiridos afirma ter evitado viajar para determinados destinos devido a preocupações com a sua segurança. Para a maioria o carro é o meio de transporte predominante (60%), seguido pelo avião (31%).

Segundo os dados obtidos num estudo online, da ConsumerChoice, para perceber quais as preferências e preocupações dos portugueses sobre as suas viagens durante esta época, a maioria viaja entre duas a três vezes durante essa altura (48%), com um número significativo a optar por viajar apenas uma vez (37%). Questionados sobre qual a principal motivação para viajar, 49% afirma “descansar e relaxar”15% refere “visitar familiares e amigos” e 14% diz “conhecer novas culturas”.

Em relação ao planeamento das férias, 38% dos portugueses começam a planear as mesmas com aproximadamente um a três meses de antecedência e 26% com menos de um mês ou entre quatro a seis meses.

O estudo revelou ainda que os destinos nacionais, sobretudo as praias marítimas, são os mais populares (33%), enquanto os internacionais como praias e cidades também são mencionados por alguns dos consumidores (17% e 15%, respetivamente). Os fatores que mais influenciam na escolha do destino, para além do preço, incluem o clima (17%), a facilidade de acesso (14%).

De acordo com o estudo, a segurança é um fator determinante para a esmagadora maioria dos portugueses na escolha dos seus destinos de viagem, com 96% a considerar este aspeto crucial62% dos inquiridos afirma mesmo ter evitado viajar para certos destinos devido a preocupações com a sua segurança. Os principais destinos evitados estão relacionados com regiões em conflito, áreas com altos índices de criminalidade e locais recentemente afetados por desastres naturais e outros, sendo que os mais citados foram: o Brasil, Egito, Israel, Marrocos, Rússia e Ucrânia.

Sobre o Estudo

Este questionário foi respondido por 951 portugueses, 53% de pessoas do sexo feminino e 47% do sexo masculino, com idades entre 18 e 64 anos. A maioria dos participantes está localizada na área da Grande Lisboa (32%), na região do Norte (24%), no Centro (20%), Grande Porto (12%) e a restante percentagem encontra-se distribuída em outros pontos do país. A ConsumerChoice é plenamente e unicamente responsável pela integridade e precisão dos dados obtidos.

Isuvol
Pode gostar também