Proteção Civil alerta para mau tempo

 

O Serviço Municipal de Proteção Civil do Cartaxo emitiu um comunicado sobre condições meteorológicas adversas.

Segundo o comunicado, o IPMA (Instituto Português do Mar e da Atmosfera) prevê a possibilidade de ocorrência de precipitação em todo o território continental, entre hoje e quinta-feira. O IPMA prevê, ainda, que a precipitação possa ser intensa ao longo de amanhã, quarta-feira, especialmente nas regiões norte e centro.

Assim, a Proteção Civil Municipal lembra que as primeiras chuvas poderão levar à ocorrência de inundações em zonas urbanas por acumulação de águas pluviais e obstrução dos sistemas de escoamento, cheias potenciadas pelo transbordo do leito de cursos de água, deslizamentos ou derrocadas, contaminação de fontes de água potável por inertes resultantes dos fogos, e ao arrastamento de objetos soltos para as vias de circulação, desprendimento de estruturas por ação do vento.

A Proteção Civil do Cartaxo aconselha a desobstrução dos sistemas de escoamento de águas pluviais bem como a retirada de objetos que possam ser arrastados pelas águas; o não atravessamento de zonas inundadas; uma condução defensiva; a adequada fixação de estruturas soltas, como andaimes ou placards; especial cuidado junto às zonas ribeirinhas mais vulneráveis a inundações rápidas; e atenção às informações das autoridades competentes.

A Proteção Civil lembra, também, a importância da desobstrução dos sistemas de escoamento de águas pluviais em quintais ou varandas e a limpeza de sarjetas, algerozes e caleiras dos telhados das habitações.

Pode gostar também

Comentários estão fechados.