Canil/Gatil Municipal e na ASPA celebra dia do Animal

 

Para assinalar, na passada semana no dia 4 de outubro, Dia Mundial do Animal, o Município de Santarém convidou uma centena de alunos da Escola Básica do Vale de Santarém e do Centro Escolar Salgueiro Maia para visitarem as instalações do Canil/Gatil Municipal, da ASPA – Associação Scalabitana de Proteção Animal e para conhecerem a Pravi – Núcleo de Santarém.

Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara de Santarém, Inês Barroso, vereadora com o pelouro do Canil/gatil Municipal, e Carlos Marçal, Presidente da União de Freguesias da Cidade de Santarém, acompanharam as crianças durante toda a visita. Os alunos das escolas, que aderiram a esta atividade no âmbito da Oferta de Recursos Educativos que o Município coordena, tiveram oportunidade de passar uma manhã diferente – de interação com 225 animais (cães e gatos) que ocupam as referidas instalações, aguardando uma eventual adoção…

A empresa Naturea Petfoods, representada por Raúl Abrãao, associou-se às comemorações da efeméride com a oferta de duas toneladas de ração para cães e gatos, que será distribuída pelo Canil/Gatil Municipal e pela ASPA.

A ASPA inaugurou uma sala de recobro para os animais, uma necessidade identificada há muito e que agora está condignamente assegurada pela sala a que a ASPA atribuiu o nome dos veterinários Francisco Marçal Grilo (veterinário municipal) e Rodrigo Dias, pelo reconhecimento do trabalho de entreajuda que existe entre o canil/gatil e a Associação. Esta anunciou ainda que está a construir um Gatil, que muito em breve irá funcionar, para melhor acolhimento dos felinos.

As comemorações do Dia Mundial do Animal vão estender-se ao longo do mês de outubro. No próximo dia 15 de outubro as instalações do Canil/Gatil Municipal e da ASPA vão estar abertas à comunidade entre as 10 e as 18 horas, com atividades desenvolvidas com a colaboração da PRAVI – Núcleo de Santarém, para divulgação dos espaços, sensibilização para a adoção de animais, informação à população para a necessidade de proteção dos animais.

Mais artigos
1 De 12

No dia 19 de outubro, pelas 18 horas, no 2.º piso do W Shopping, vai decorrer uma sessão de esclarecimento com o tema “Os Animais e os Donos: Direitos e Deveres” coorganizada por Câmara Municipal de Santarém, União de Freguesias da Cidade de Santarém, Polícia de Segurança Pública e W Shopping. Nesta sessão pretende-se esclarecer as dúvidas de quem tem um animal de estimação, relativas ao que a lei prevê (registo, licenças e seguros, o uso da coleira, a vacinação e os cuidados de saúde).

A data do Dia Mundial do Animal foi definida em 1931 durante uma convenção de ecologistas em Florença, tendo o dia sido selecionado pelo facto de ser o Dia de São Francisco de Assis, o santo padroeiro dos animais.

Pode gostar também

Comentários estão fechados.