Your PEL promove a literacia em saúde nos jovens

A Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Santarém apresentou a plataforma “Your PEL – Promover e Empoderar para a Literacia em saúde na população jovem”, no passado dia 13 de fevereiro. Trata-se de uma plataforma online de informação sobre saúde e promoção de estilos de vida saudáveis especificamente criada para o público jovem, com o objetivo de promover e empoderar esta camada da população para a literacia em saúde.

A alimentação saudável, a sexualidade e os consumos de tabaco e álcool são as áreas centrais deste projeto, com informação desenvolvida para o nível do 3º ciclo do ensino básico. Apesar de, nos últimos anos, a saúde da população portuguesa ter melhorado significativamente, este grupo etário requer atenção particular relativamente aos determinantes da saúde relacionados com o estilo de vida. Este projeto surge assim com a finalidade de ajudar esta geração a atingir a plenitude do seu potencial de saúde, centrando-se numa abordagem da saúde ao longo do ciclo de vida, com vista a um futuro saudável.

A plataforma interdisciplinar, integrada num projeto de investigação financiado pela FCT, Compete 2020 e União Europeia, foi desenvolvida em parceria com os Institutos Politécnicos de Santarém, de Leiria e de Viseu, os Agrupamentos Escolares da Chamusca e Golegã e ACES Lezíria – Unidade de Cuidados na Comunidade Chamusca/Golegã.

A sessão de apresentação desta plataforma contou com a participação de diversas entidades da área da saúde, educação e poder autárquico que muito valorizaram a plataforma e a sua importância para a promoção dos estilos de vida saudáveis na população jovem e, desta forma, reforçaram o seu interesse em constituírem-se como parceiros do projeto.

Pode gostar também

Comentários estão fechados.