Rally das Adegas traz animação a Vila Chã de Ourique

No passado sábado, 14 de janeiro, dezenas de convivas juntaram-se em Vila Chã de Ourique para mais um Rally das Adegas, este ano com novidades. Num dia de sol, ao som de ritmos e prosas populares, mais de 60 pessoas passearam pelas ruas da vila entrando pelas adegas para provar o vinho novo.

Segundo Ana Rute e Alexandra Félix, da organização, este evento tem corrido muito bem e este ano melhor ainda.“Teve de se impor limite de inscrições, com pessoas a ficar em lista de espera”, de modo a não comprometer o evento, criado e organizado pela Associação Musical de Vila Chã de Ourique. “Este ano a organização do evento quis acrescentar uma componente mais lúdica, com visitas guiadas ao Museu Rural e do Vinho do Cartaxo e à Adega Cooperativa do Cartaxo”, que decorreram na parte da manhã e contaram com mais de 40 pessoas. Após um almoço volante, no pavilhão da Festa de Vila Chã de Ourique, juntaram-se os restantes inscritos no evento para da início ao Rally das Adegas. Pelas contas da organização, 66 pessoas, muitas vindas de fora, percorreram 15 adegas da vila, de caneca ao peito, onde provaram o vinho novo e alguns petiscos.

Às 17h30, já na oitava adega, o Jornal de Cá foi encontrar estes convivas muito bem dispostos, ao som de um bombo e de um acordeão (que acompanhou os convivas no seu passeio), na sua maioria a destacarem o vinho tinto como muito bom, embora o branco e o abafado não lhes fique muito atrás. Também a preferir o tinto, o presidente da Junta de Vila Chã, Vasco Casimiro, aprovou esta iniciativa, que contou com a colaboração da Junta, considerando que é “muito bom para promover a cultura da terra”. Mas o seu papel neste evento extravasou a colaboração enquanto presidente, pois acompanhou o grupo, de bicicleta, encarnando o seu personagem F’cisco Má Língua na companhia de Zé Finezas (José Silva) com várias rábulas que ajudaram à paródia dos convivas.

No final do percurso pedestre pela vila e das provas nas adegas, a animação continuou no pavilhão da Festa com serviço de bar, sopa e bifanas, e musica ambiente, prometendo um bom serão de convívio, onde as histórias desse dia passadas em volta do vinho terão sido o tema.

Pode gostar também

Comentários estão fechados.