Secundária do Cartaxo promove Parlamento Jovem

Realizou-se esta segunda-feira, 16 de janeiro, na Escola Secundária do Agrupamento de Escolas Marcelino Mesquita do Cartaxo, a 1ª fase de apresentação do Parlamento Jovem, com a presença da deputada Idália Serrão, vice-presidente do grupo parlamentar do Partido Socialista e secretária da Mesa da Assembleia da República.

No período da manhã, os jovens do ensino secundário apresentaram e discutiram as suas propostas subordinadas ao tema “40 anos da Constituição da República Portuguesa e do Poder Autárquico. A que temos. A que queremos: Desafios do Poder Local”. Igualmente, no período da tarde, os jovens do ensino básico (8º e 9º anos) debateram propostas sobre o tema “Os Jovens e a Constituição: Tens uma Palavra a dizer”.

A participação dos cidadãos na vida pública, nomeadamente através de referendos e consultas públicas, o investimento na cultura, reflexões sobre as regiões administrativas, regionalização do poder e das competências autárquicas, maior apoio e assistência na prevenção da gravidez e estudo sobre a eutanásia, foram algumas das propostas apresentadas. A deputada elogiou e louvou a iniciativa, esclareceu os jovens sobre os aspetos da vida política e apelou a todos para um maior sentido crítico.

Os intervenientes almoçaram na escola, tendo a comida sido confecionada pelos alunos do curso profissional de Restauração e servido pelos alunos do curso vocacional de Comércio, Eletricidade e Serviço de Mesa.

Na próxima semana realizar-se-ão as sessões para eleger os deputados jovens à fase distrital, que se realizará em março, no Cartaxo.

Pode gostar também

Comentários estão fechados.