Rastreios gratuitos do cancro da mama no concelho

Desde novembro passado que decorrem no concelho do Cartaxo rastreios gratuitos do cancro da mama, na unidade móvel da Liga Portuguesa Contra o Cancro, que já passou por Pontével, Vila Chã de Ourique e estará até dia 26 de fevereiro na cidade do Cartaxo.

Sob o lema ‘Prevenir Faz Toda a Diferença’, os rastreios do cancro da mama decorrem em três localizações – Pontével (Unidade de Saúde Familiar D. Sancho I), a primeira localidade onde esteve a unidade móvel da Liga Portuguesa Contra o Cancro, estando atualmente em Vila Chã de Ourique (sede da Junta de Freguesia), até ao final desta semana, passando para o Cartaxo (zona envolvente à praça de touros), até 26 de fevereiro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h30.

A Unidade Móvel de Rastreio do Cancro da Mama permite que todas as mulheres com idade entre os 50 e os 69 anos, que não tenham realizado mamografia nos últimos seis meses, tenham acesso gratuito a um rastreio que pode fazer a diferença nas suas vidas.

Para aceder ao rastreio, basta que as mulheres se dirijam a um dos locais onde esta unidade vai estar instalada e, para mais informações, devem contactar através dos números 245 009 299/ 915 999 890.

O Núcleo Regional do Sul da Liga Portuguesa Contra o Cancro, que promove estes rastreios no concelho em parceria com a Câmara Municipal do Cartaxo, assegura que tomou todas as medidas de prevenção impostas pela Direção-Geral da Saúde no âmbito da pandemia do novo coronavírus SARS COV-2. Assim, será permitida a permanência de apenas uma utente no interior da unidade móvel de rastreio, para além da realização da desinfeção prévia, e entre utilizações, do espaço e dos equipamentos com produto antiviral, o uso obrigatório de máscara durante a permanência na unidade, assim como, o uso de equipamentos de proteção individual pelas colaboradoras, até acima do exigível pela autoridade de saúde.

Pode gostar também