Roteiro da CDU Cartaxo atesta problemas das freguesias

A primeira fase deste roteiro incluiu as freguesias de Vale da Pedra, Valada, Vila Chã de Ourique e União de Freguesias Cartaxo/Vale da Pinta.

A CDU Cartaxo iniciou no passado sábado, 8 de julho, a primeira fase do seu roteiro pelo concelho, com visitas a cada freguesia, para verificar as necessidades no terreno, atestar “a dimensão de alguns dos problemas” e apresentar soluções no seu programa eleitoral para as autárquicas

A primeira fase deste roteiro, que “a CDU Cartaxo entende que, aliado ao contacto direto e de proximidade com a população, permitem conhecer com maior rigor os problemas com que cada freguesia se debate no seu quotidiano”, incluiu as freguesias de Vale da Pedra, Valada, Vila Chã de Ourique e União de Freguesias Cartaxo/Vale da Pinta.

Em Vale da Pedra, “a comitiva da CDU Cartaxo constatou que dois terços dos problemas encontrados pela CDU em 2013, aquando das anteriores eleições autárquicas, continuam sem resolução”, como por exemplo, “a inexistência da caixa multibanco (desde a sua retirada há mais de cinco anos), o mau estado do pavimento em algumas ruas (cujo caso mais gritante é o da Rua da Festa) e a parca limpeza das bermas e valetas”. Ainda nesta freguesia, a CDU aponta a “a ausência de espaços públicos de lazer e recreio para as crianças, existindo apenas um parque infantil sem acesso restrito”, reclamando a necessidade de “espaços públicos para crianças e jovens para oferecer uma maior qualidade de vida e contribuir para a fixação e crescimento da população”. Mas para a CDU, “o caso mais sintomático da ineficácia da Junta de Freguesia de Vale da Pedra, durante vários mandatos, é o estado dramático da vala central, na Ponte do Reguengo, extremamente poluída. O cheiro nauseabundo, a densa vegetação e a cor do afluente denuncia o depósito criminoso de esgotos a céu aberto”. Para a CDU, “estamos perante uma situação extremamente grave do ponto de vista ambiental e de saúde pública, sem qualquer justificação em pleno século XXI, cuja Junta de Freguesia e Câmara Municipal são coniventes, não obstante os alertas da CDU na Assembleia de Freguesia desde há quase 10 anos”.

Rumo a Valada, a comitiva visitou as novas instalações da ETAR em construção, que servirá esta freguesia, Vale da Pedra e Casais Lagartos e anotou “o estado de abandono das instalações pertencentes da Agência Portuguesa de Ambiente”. Na aldeia avieira de Palhota, a CDU Cartaxo “verificou a necessidade de uma reabilitação urgente das antigas casas dos pescadores, como forma perpetuar a sua herança histórica”, sem deixar de notar, “o desleixo e a falta de limpeza das bermas e valetas, a inexistente manutenção do dique e o abandono do primeiro campo de futebol relvado do concelho”, ao longo do percurso pela freguesia. Após a visita a Valada, “a CDU Cartaxo entende que o seu programa deverá incluir um plano estruturante para a zona ribeirinha da freguesia, potencializando o seu progresso enquanto um dos mais importantes polos de desenvolvimento do concelho, aliando as suas vertentes turística, económica e ambiental”, refere o comunicado.

Já em Vila Chã de Ourique, a CDU Cartaxo refere que “existem constrangimentos que continuam a perdurar”, como “a segurança e a circulação da vila” que “nem sempre se revelam eficazes para os transeuntes”, assim como “a reduzida limpeza dos caminhos vicinais e a poluição da Vala Real, que atravessa a freguesia”. Relativamente à Zona Industrial, “a visita da comitiva permitiu alinhar as suas ideias quanto às suas necessidades, nomeadamente a conservação e limpeza das vias, a melhoria dos acessos e o dinamismo económico”.

Mais artigos
1 De 25

Terminada a ronda na União de Freguesias de Cartaxo e Vale da Pinta, onde a CDU encontra “vários pontos que denunciam a contínua degradação da cidade, mereceu a nossa especial atenção o autêntico estado de abandono do Parque Santa Eulália (que arruinou todo o investimento neste espaço público), a poluição da Ribeira do Cartaxo e a ineficácia da ETAR do Cartaxo, cujo funcionamento não tem capacidade para um efetivo tratamento dos esgotos da população que serve, apesar dos investimentos na infraestrutura”.

De acordo com o comunicado da CDU Cartaxo, “esta primeira fase do roteiro pelo concelho permitiu à CDU atestar a dimensão de alguns dos problemas do concelho, permitindo-lhe delinear, com mais rigor e competência, soluções para a sua resolução”, que “farão parte do programa eleitoral da CDU para o concelho e cada uma das freguesias, que será divulgado em breve”.

Pode gostar também

Comentários estão fechados.