Semana da Saúde promove bem-estar físico e mental

Durante nove dias, entre 11 e 19 de outubro

Durante nove dias, de 11 a 19 de outubro, decorrerão sessões de informação e apresentações temáticas com a participação de técnicos, instituições e especialistas.

A sessão de abertura da Semana da Saúde acontece no Auditório Municipal da Quinta das Pratas na terça-feira, dia 11 de outubro, pelas 15 horas. Esta iniciativa da Câmara Municipal do Cartaxo, conta com a parceria de entidades públicas e privadas, com ou sem fins lucrativos, que desenvolvem atividade na área da saúde e promoção de estilos de vida saudáveis.

No dia 12 de outubro, quarta-feira, a saúde e cuidados do bebé, estarão em destaque, com as Conversas com Barriguinhas, sessão que terá início às 17h30, no Auditório Municipal da Quinta das Pratas, e que propõe dois temas para abordar a proposta – Vai ser mãe? Prepare a Chegada do seu Bebé. Pela Crioestaminal, será apresentado o tema A Importância de Guardar as Células Estaminais do Cordão Umbilical do seu Bebé e a enfermeira especialista em Reabilitação Respiratória, Luciana Rodrigues, vai apresentar o tema Primeiros Socorros Respiratórios ao Bebé.

O Conselho Municipal de Saúde, vai promover, no dia 13 de outubro, quinta-feira, na Biblioteca Municipal Marcelino Mesquita, uma sessão que terá como tema de trabalho, a Estratégia Municipal de Saúde. A sessão será dinamizada pela Escola Superior de Saúde de Santarém e está reservada aos presidentes das juntas de freguesia do concelho. Esta sessão não terá público.

Na sexta-feira, dia 14 de outubro, serão as Boas Práticas Desportivas e Comportamentais nas Crianças e Jovens, que serão apresentadas e debatidas pela Escola de Karaté Paula Matias, no auditório da Escola E.B. 2,3 Marcelino Mesquita, com início agendado para as 21 horas.

No sábado, dia 15 de outubro, a Semana da Saúde instala-se todo o dia na rua, mais precisamente na Praça 15 de Dezembro, para oferecer à população a Feira da Saúde e Bem-Estar. Será espaço de encontro entre utentes e instituições públicas e privadas que desenvolvem atividades e projetos nesta área e que estarão presentes para divulgar os seus serviços e realizar rastreios. A Feira da Saúde e Bem-estar conta ainda com diversos momentos de demonstração de atividades desportivas e promoção de estilos de vida saudável. A Feira, como todas as atividades da Semana da Saúde, é de entrada gratuita e vai decorrer das 10h às 18h.

Ler
1 De 793

Para o domingo, dia 16 de outubro, a Câmara Municipal do Cartaxo associou-se ao Outubro Rosa com uma Caminhada Solidária, de 5KM, aberta a todas as idades. Os participantes deverão inscrever-se até ao dia 13 de outubro, para o e-mail asocial@cm-cartaxo.pt ou para o telefone 243 701 260, da área de Ação Social e Saúde da Câmara Municipal. O valor de inscrição será de 5 euros, inclui a participação, t-shirt, água e seguro e reverterá, na totalidade, a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro. Antes da caminhada será realizada uma sessão de esclarecimento sobre a importância da Atividade Física, promovida pela USF Cartaxo Terra Viva.

Especialmente direcionado para trabalhadores da área de ação social e saúde, técnicos e educadores, mas aberto a toda a população, a Câmara Municipal organiza ainda o Encontro de Intervenção Social do Concelho do Cartaxo que, nesta nona edição, terá como tema Crescer para Proteger: Boas Práticas de Apoio a Crianças e Jovens LGBTI+

O Encontro terá lugar no Auditório Municipal da Quinta das Pratas, no dia 17 de outubro, segunda-feira, com início agendado para as 14h30 – a inscrição é gratuita, mas obrigatória. Para mais informação sobre este Encontro e inscrições, os interessados devem contactar a Área de Ação Social e Saúde da Câmara Municipal do Cartaxo (telefone 243 701 260, 961 719 359 ou e-mail asocial@cm-cartaxo.pt).

A Semana da Saúde encerra no dia 19 de outubro, quarta-feira, com a Sessão de Esclarecimento e Demonstração de Boccia, que vai decorrer no Auditório Municipal da Quinta das Pratas, às 14h30. A sessão será conduzida por técnicos da área de Desporto da Câmara Municipal do Cartaxo com o objetivo de divulgar uma das atividades que a Câmara Municipal já promove no seu programa de atividades para maiores de 55 anos, Viver Mais Viver Melhor. A sessão contará com um momento de demonstração da modalidade.

Durante a Semana da Saúde, oito localidades vão receber rastreios gratuitos que serão efetuados por farmácias do concelho, numa parceria entre as juntas de freguesia, a Câmara Municipal e as farmácias que vão disponibilizar o serviço.

Os rastreios decorrem das 9h30 às 13h00, de acordo com o seguinte calendário: na Lapa, no dia 11 de outubro, terça-feira, na sede da União de Freguesias de Ereira e Lapa; em Vila Chã de Ourique, no dia 12 de outubro, quarta-feira, na Farmácia Moderna; em Vale da Pedra, no dia 13 de outubro, quinta-feira, na Farmácia Lopes; em Vale da Pinta, no dia 14 de outubro, sexta-feira, na delegação da União de Freguesias do Cartaxo e Vale da Pinta; na Ereira, no dia 17 de outubro, segunda-feira, na Farmácia Ereirense; em Valada, no dia 18 de outubro, terça-feira, na Associação O Tejo; e em Pontével, no dia 19 de outubro, quarta-feira, na Farmácia Areosa. No Cartaxo, os rastreios decorrerão no espaço da Feira da Saúde e Bem-estar, no dia 15 de outubro, sábado, pelas Farmácias Abílio Guerra, Central, Lopes e Moderna.

Isuvol
Pode gostar também